Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Parlamento elegeu candidatos para Conselho de Opinião da RTP e mais três órgãos

Entre os nomes propostos pelo PS para o Conselho de Opinião da RTP e hoje eleitos está o da investigadora académica Felisbela Lopes, cuja indigitação para provedora do telespetador foi vetada por aquele órgão há 11 anos.

11 de Março de 2021 às 21:53
  • ...
O parlamento elegeu hoje os dez nomes indicados por PS, PSD, BE e PCP para integrar o Conselho de Opinião da RTP, órgão que, entre outras competências, emite parecer vinculativo sobre indigitações para provedores da empresa.

De acordo com a porta-voz da conferência de líderes, a deputada socialista Maria da Luz Rosinha, a lista candidata a este órgão obteve 159 votos a favor, 48 brancos e 18 nulos, num total de 225 votantes.

Entre os nomes propostos pelo PS para o Conselho de Opinião da RTP e hoje eleitos está o da investigadora académica Felisbela Lopes, cuja indigitação para provedora do telespetador foi vetada por aquele órgão há 11 anos.

Simonetta Luz Afonso, que integrou o primeiro Conselho Geral Independente (CGI), Estrela Serrano, ex-membro da Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC), e a investigadora Maria Inácia Rezola são os restantes nomes indicados pelo PS.

Já o PSD propôs para o Conselho de Opinião da RTP a diretora de comunicação do partido Florbela Guedes, o ex-deputado José Carlos Barros, a ex-jornalista da RDP e ex-diretora do Primeiro de Janeiro Nassalete Miranda e Paulo Faustino.

O Bloco de Esquerda (BE) candidatou o psicólogo Paulo Mendes e o PCP o técnico de comunicação Fernando Correia para o Conselho Opinião da RTP.

Foram ainda eleitos os candidatos a mais três órgãos externos à Assembleia da República, que apenas exigiam maioria simples, e que tinham sido apresentados numa lista conjunta de PS e PSD.

Para o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, foram eleitos seis candidatos, quatro dos quais propostos pelo PS e os outros dois pelo PSD: a bancada socialista indicou Miguel Oliveira e Silva, Margarida Silvestre, Luís Duarte Madeira e André Dias Pereira, enquanto o Grupo Parlamentar do PSD candidatou Maria do Céu Patrão Neves e Caros Maurício Barbosa.

Para a Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) foram eleitos Tiago de Freitas (PS) e Sónia Ramos (PSD).

Para o Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências foram eleitos Ana Marques Serra e Moura Salvado e Pedro Manuel Ribeiro da Silva.

Pelo contrário, o parlamento falhou hoje a eleição de todos os candidatos a órgãos externos que exigiam uma maioria de dois terços: Tribunal Constitucional, Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa, Conselho Superior de Defesa Nacional e Conselho de Fiscalização do Sistema Integrado de Informação Criminal.
Ver comentários
Saber mais Conselho de Opinião da RTP PCP PS Grupo Parlamentar do PSD BE política parlamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio