Notícia
Mira Amaral: «Desconfiem quando vos dizem que os impostos vão baixar...»
Mira Amaral duvida da convergência de Portugal com a Europa nos próximos dois anos.
Mira Amaral duvida da convergência de Portugal com a Europa nos próximos dois anos.
Na abertura do XV Congresso da Ordem dos Engenheiros, esta manhã, Mira Amaral disse que «o nível de despesa pública é um sério problema económico e não apenas um problema orçamental. Enquanto a despesa pública não descer, desconfiem quando vos disserem que os impostos vão baixar...», disse o ex-ministro do PSD.
Mira Amaral acrescentou, quanto ao défice público, que «estamos longe de uma verdadeira consolidação orçamental» e «há um grave problema de visão e gestão estratégica.»
O ex-administrador da CGD insistiu na importância da redução da despesa pública, em vez «de cortar salários e no investimento público.»
Na análise à situação económica do país, Mira Amaral realçou ainda o facto de o consumo se ter aproximado do nível europeu, ao contrário da capacidade produtiva. «Temos a mania que somos burgueses mas os outros estão melhor do que nós», disse.
Mira Amaral terminou a sua intervenção colocando uma pergunta à plateia de várias centenas de engenheiros presentes: «A economia portuguesa está de facto no sentido da convergência europeia ou da estagnação?»
É que Mira Amaral duvida que a economia portuguesa convirja com a Europa nos próximos dois anos. Razões: falta de formação e qualificação; défice público; falta de cultura de exigência e rigor; existência de cultura de facilitismo.