Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas abre processo a Portugal por não cumprir regras da UE para subcontratação

A diretiva em causa visa facilitar a participação das pequenas e médias empresas e a abertura da concorrência no mercado dos contratos públicos.

Empresas que geram rendimentos mais   elevados têm pago mais IRC, pelos aumentos das derramas que se verificam desde 2010. PME têm sido beneficiadas.
Paulo Duarte
16 de Dezembro de 2024 às 13:07
  • ...
A Comissão Europeia decidiu abrir um procedimento de infração a Portugal por o país "não cumprir" as regras da União Europeia em matéria de contratos públicos no que respeita à subcontratação, dando dois meses para fazer alterações.

"A Comissão Europeia decidiu hoje enviar um parecer fundamentado a Portugal por não cumprir as regras da UE em matéria de contratos públicos no que respeita à subcontratação", indica a instituição em comunicado.

No dia em que divulga o pacote de infrações relativo ao mês de dezembro, o executivo comunitário argumenta que "o Código dos Contratos Públicos português permite que as entidades adjudicantes limitem a parte de um contrato que pode ser subcontratada a outra empresa".

Porém, para a Comissão Europeia, "esta regra não está em conformidade com a diretiva, tal como interpretada pelo Tribunal de Justiça da União Europeia", razão pela qual a instituição avançou com um parecer fundamentado ao país.

Portugal tem agora dois meses para responder e adotar as medidas necessárias, sendo que, caso contrário, a Comissão Europeia poderá decidir remeter o caso para o Tribunal de Justiça da União Europeia.

A diretiva em causa visa facilitar a participação das pequenas e médias empresas e a abertura da concorrência no mercado dos contratos públicos.

No que toca à subcontratação, esta diretiva europeia visa "assegurar um certo grau de transparência", é ainda indicado.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio