Notícia
Brasil investe 1% do PIB em tecnologia e inovação
O Brasil investe por ano 1% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em ciência, tecnologia e inovação, disse o ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, num encontro paralelo à XI Reunião da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (
O Brasil investe por ano 1% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em ciência, tecnologia e inovação, disse o ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, num encontro paralelo à XI Reunião da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
O objectivo é dentro de dois anos passar a investir 2% do PIB, de acordo com o compromisso assumido por Lula da Silva, presidente da República brasileiro.
Na mesma data, o Brasil estará a formar 10 mil licenciados no sector por ano. Em 50 anos, o Brasil quer operar a maior e mais diversificada rede científica da América Latina.
Neste sentido, o ministro brasileiro vê com agrado a atenção dada pela UNCTAD às questões da tecnologia e inovação no contexto do comércio internacional e do desenvolvimento das economia nacionais. Esta área é de suma importância para as economias em desenvolvimento.
Para o ministro, a «inovação é um caminho seguro para a valorização das exportações brasileiras». 58% das exportações brasileiras ainda correspondem a produtos primários. 22% já dizem respeito a produtos manufacturados com intensidade tecnológica, entre os quais equipamentos de telecomunicações, que representam 2% das exportações brasileiras.