Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Défice externo reduz-se para 63 milhões em dezembro

Dados do Banco de Portugal avançados pela Bloomberg dão conta de um agravamento da balança corrente e de uma melhoria expressiva na balança de capital. Contas feitas, défice externo de Portugal melhorou em dezembro.

Com o Brexit, oficializado há dois anos, os países da União Europeia passaram a exportar menos para o Reino Unido. O mesmo aconteceu em Portugal.
Luís Guerreiro
18 de Fevereiro de 2022 às 10:52
  • ...

O défice externo das contas portuguesas reduziu-se em dezembro, para 63 milhões de euros, à boleia de uma subida expressiva da balança de capital, segundo dados do Banco de Portugal divulgados nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, pela Bloomberg.

Segundo a agência financeira, a balança corrente terá registado um défice de 660 milhões em dezembro, agravando-se face ao saldo negativo de 648 milhões registado em novembro. Por outro lado, o excedente da balança de capital disparou dos 182 milhões de euros em novembro para 597 milhões em dezembro.

Contas feitas, o saldo das contas externas (que soma estas duas balanças) aliviou-se em dezembro, embora se mantenha no vermelho. O défice de 466 milhões de euros registado em novembro passado reduziu-se a 63 milhões de euros. 

Esta redução é explicada pelo aumento do excedente da balança de capital, já que o défice da balança corrente agravou-se ligeiramente (em 12 milhões de euros).

A Bloomberg dá ainda conta do agravamento do saldo da balança financeira. Em novembro, o saldo era positivo, em 86 milhões de euros, em dezembro passou a negativo, em 567 milhões de euros.

O Banco de Portugal prevê divulgar os dados mensais, trimestrais e anuais relativos à balança de pagamentos e ao mês de dezembro na próxima segunda-feira, 21 de fevereiro.

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal economia negócios e finanças macroeconomia banco central
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio