Ciente de que o mundo digital se integra cada vez mais no quotidiano da sociedade, a Tiko, a proptech que agiliza a compra e venda de casas, assinala o Dia Mundial da Internet destacando o quanto esta simplifica e agiliza processos que antes eram estritamente presenciais, como a compra e venda de uma casa.
O setor imobiliário foi dos últimos a digitalizar-se, mas hoje, e de acordo com estudo da Market Research Future, as proptech são responsáveis por negócios no valor de 31,2 mil milhões de dólares (dados de 2023) e estima-se que cresçam 16,5% até 2032. Estimativas que evidenciam a cada vez maior confiança nos negócios de compra e venda de imóveis realizados 100% online.
Para além de imprimirem ao mercado maior eficiência, transparência, acessibilidade, personalização e até redução de custos, as proptech foram responsáveis pela modernização de um setor que tradicionalmente obrigava a visitas de terceiros aos imóveis, processos físicos e burocráticos, contratos em papel e transações, geralmente, demoradas. Por outras palavras, as proptech colocaram a tecnologia no centro do negócio, inovaram e otimizaram processos.
No caso da Tiko, a maior imobiliária digital da Ibéria e que tem em venda mais de 2000 imóveis, o sucesso deve-se à Impulsa, uma plataforma criada internamente para facilitar o trabalho dos consultores no seu dia a dia, através de múltiplos serviços no mesmo local e em ambiente online.
"Para além de reunir funções como a integração de um CRM, serviço de captação de leads, posicionamento de casas, aconselhamento jurídico e financeiro, e suporte de marketing, a Impulsa permite ainda tornar a experiência de compra e venda num processo fácil e simples para o cliente", explica Manuel Holstein, diretor geral da Tiko Portugal.
Longe dos dias em que a tomada de decisão de compra e venda de uma casa se baseava na intuição e na experiência acumulada ao longo dos anos, Manuel Holstein acrescenta ainda que "a Tiko trabalha com mais de 8 milhões de dados imobiliários em tempo real. Dados que ajudam o consultor imobiliário a encontrar o imóvel perfeito para o cliente e a agilizar o processo de compra".
Um conjunto de fatores que levam o setor imobiliário a ter ao seu alcance uma quantidade de dados sem precedentes e que podem ser utilizados para compreender melhor o mercado, antecipar tendências e satisfazer as novas necessidades dos clientes. De igual modo divulgar imagens e informações detalhadas da propriedade a um público vasto, alcançando, assim, potenciais compradores não só locais, mas de qualquer outra parte do mundo.