Outros sites Medialivre
Comunicados de Imprensa A informação dos comunicados de imprensa são da exclusiva responsabilidade das marcas e produtos neles referidos
Notícia

Tabaqueira participa em exercício de ciberdefesa nacional

A Tabaqueira participa nesta iniciativa, através do seu IT Hub, dedicado ao desenvolvimento de software localizado em Portugal.

08 de Novembro de 2023 às 17:06
A Tabaqueira, subsidiária portuguesa da Philip Morris International (PMI), participa pela primeira vez nos exercícios de ciberdefesa promovidos pelo Exército português, no âmbito do programa CIBER PERSEU 23, e que decorrem até ao dia 10 de novembro. Esta iniciativa, que, através de simulacros, testa os procedimentos operacionais e técnicos e treina as competências especializadas das organizações nacionais no que diz respeito à sua capacidade para enfrentarem incidentes reais de cibersegurança de pequeno, médio ou largo espectro, junta mais de meia centena de entidades – incluindo forças e serviços de segurança, organismos públicos, organizações bancárias, empresas privadas e ainda forças militares nacionais e internacionais.

A Tabaqueira participa nesta ação através do seu IT Hub, centro de excelência da PMI localizado em Sintra que desenvolve aplicações e serviços de software diferenciados a nível global que dão suporte a todos os mercados e à cadeia de produção do grupo, permitindo acelerar o processo de transformação da PMI e concretizar a sua visão de um mundo sem cigarros.

O IT Hub da Tabaqueira conta com quase 200 engenheiros, de 19 nacionalidades e é um entre os vários centros de excelência que a PMI decidiu localizar no mercado português e que exportam serviços de elevado valor acrescentado (cerca de 40 milhões de euros, em 2022).

A participação nesta iniciativa alinha-se com o compromisso da Tabaqueira de permanecer na vanguarda da preparação para a segurança cibernética, capacitando a sua equipa para responder de forma eficaz a vários tipos de incidentes cibernéticos, garantindo que a organização permanece resiliente face às ameaças, tal como promove colaborações mais fortes dentro da comunidade de segurança cibernética.

Assumindo a ciência e a tecnologia como um dos pilares fundamentais da sua transformação, a Tabaqueira vê, pois, nesta participação um passo significativo no fortalecimento das suas competências em gestão de crises de cibersegurança, uma área-chave para a atuação das organizações num mundo cada vez mais digital. Das cinco missões que o programa CIBER PERSEU integra, a Tabaqueira participa simultaneamente em duas missões destinadas às organizações civis: MS04 – Ciber ataque ao sector publico e privado e MS05 – Competição: Capture the Flag Competition (CTF).

Da responsabilidade do Exército português, o CIBER PERSEU, foi pioneiro nas áreas da ciberdefesa e cibersegurança em Portugal. Criado em 2012, este exercício destina-se a treinar e a avaliar a capacidade de resposta do Exército face à ocorrência de ciberataques, de âmbito nacional e internacional, que poderão escalar para uma crise, de nível elevado, no ciberespaço. Esta iniciativa permite, assim, treinar procedimentos, técnicas e táticas de segurança e defesa no ciberespaço e incrementar mecanismos de cooperação entre entidades nacionais e internacionais, relevantes para a segurança global do ciberespaço, de interesse nacional.

Sobre a Tabaqueira
Fundada em 1927 é, desde 1997, subsidiária da Philip Morris International (PMI) em Portugal. A Tabaqueira é a maior empresa do setor no País e, atualmente, um dos principais centros de produção do Grupo, além de sede de Centros de Excelência da PMI, bem como do Departamento Leaf, que apoia as boas práticas agrícolas na Europa, Médio-Oriente e África, assim como do IT Hub. Localizada em Sintra, emprega cerca de 1.500 trabalhadores. Em 2022, o Grupo Tabaqueira/PMI exportou 87% da sua produção, afirmando-se como um dos maiores exportadores nacionais. O compromisso da Tabaqueira com a Economia, a Sociedade e as Pessoas é transversal a toda a sua atividade, procurando minimizar as externalidades negativas associadas aos seus produtos, operações e cadeia de valor. Para mais informação, consulte a nossa webpage www.tabaqueira.pt
 
Mais notícias