É nesta sexta-feira que a Parques Tejo, empresa de mobilidade do Município de Oeiras, irá apresentar a nova estratégia de mobilidade "Oeiras Move", a qual manifesta a intenção de transformar as deslocações da população que reside e trabalha no concelho.
Na iniciativa, que estará integrada na agenda da 7ª edição do Portugal Mobi Summit, a que Oeiras se associa, serão apresentados os vários projetos estruturantes de transporte público em sítio próprio que o Município se encontra a desenvolver, sobretudo o LIOS, concebido em articulação com a Câmara de Lisboa, e o SATUO, sistema que funcionou até 2015, e que a autarquia liderada por Isaltino Morais pretende reativar, agora como um modo de transporte rodoviário, e expandir até ao concelho de Sintra, passando pelos vários parques empresariais.
Serão também apresentadas, pela primeira vez, novas funcionalidades que deverão ser, brevemente, disponibilizadas aos utilizadores da app Oeiras Move, desenvolvida pela
Parques Tejo, e que na visão da empresa tornar-se-á, num futuro próximo, uma ferramenta indispensável para uma mobilidade mais eficiente de todos os que circulam no concelho.
Para Rui Rei, Presidente Executivo da Parques Tejo, "a estratégia associada à marca Oeiras Move segue aquela que é a linha que o Município tem, ao longo de várias décadas, deixado impressa na sua atuação. Criar soluções projetadas para o futuro, destinadas a melhorar a qualidade de vida dos munícipes, e com uma forte preocupação com a sustentabilidade ambiental".
E, como é evidente, a mobilidade urbana é parte central a esse pensamento "que passa por uma conciliação entre a gestão do estacionamento, a que os cidadãos já estão habituados, com a disponibilização de novos serviços, muito ligados aos meios suaves e, sobretudo, ao reforço dos transportes públicos".
Após a apresentação da marca Oeiras Move, o evento contará com uma conferência dedicada aos "Grandes Desafios de Mobilidade nas Áreas Metropolitanas", na qual o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, irá partilhar as suas reflexões num painel em que estarão também o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e o Vice-Presidente da Câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes. Já o encerramento da iniciativa será realizado por Maria João Pereira, Secretária de Estado da Energia.
Convidamos todos a estarem presentes.
Juntos movemos Oeiras!