A publicação desvenda o percurso
Com prefácio de Bruce Craven, Liderar apresenta os conselhos e as reflexões de Carolina Afonso e Sandra Alvarez sobre a liderança no presente e no futuro, a pertinência de ter objetivos, a gestão de prioridades e de tempo, o valor da automotivação, o desafio de gerir pessoas, entre outros temas.
A LeYa/ Casa das Letras apresenta Liderar, o novo livro de Carolina Afonso e Sandra Alvarez. Com prefácio de Bruce Craven, Professor na Universidade de Columbia, Liderar foi lançado no dia 26 de fevereiro, em Lisboa, e contou com apresentação de Martim Sousa Tavares e Marta Leite Castro. A obra será apresentada no Algarve, no dia 9 de março, às 17h00, na FNAC FARO, por Carla Machado, Professora na Universidade do Algarve, e André Badalo, realizador de cinema.
Assistimos a uma transformação evidente no conceito de liderança, quer aplicado ao mundo empresarial quer à vida pessoal. Uma mudança com efeitos profundos na forma como os líderes do nosso tempo desempenham as funções profissionais e se movimentam nas vidas pessoais. Como gerir vida pessoal, carreira e criar valor?
Neste livro, de forma genuína e próxima, Carolina Afonso e Sandra Alvarez desvendam o percurso de ambas como líderes, revelam as camadas da liderança do século XXI, incitam-nos a explorar a liderança como um catalisador de mudanças, tanto no domínio profissional como na vida pessoal, e oferecem-nos competências para cada um se liderar a si mesmo rumo a uma vida mais gratificante.
«A liderança é uma variável necessária para o sucesso, tanto na vida profissional quanto na nossa vida pessoal. Este livro oferece testemunhos da experiência das autoras que o ajudarão a construir a liderança na sua vida.» Afirma Bruce Craven, Professor na Columbia Business School, Universidade de Columbia, no prefácio de Liderar.
Liderar oferece um olhar realista e imperfeito sobre o que é ser líder, hoje e no futuro, que transcende os corredores corporativos e invade a vida pessoal de forma integral e equilibrada. Para isso, as autoras propõem reflexões sobre a diferença entre ser e sentir-se líder, as principais caraterísticas destes, a pertinência de ter objetivos, a gestão de prioridades e de tempo, o valor da automotivação, o desafio de gerir pessoas e o papel do feedback, a importância de concretizar, as responsabilidades de um líder ou o compromisso deste com a sociedade, trabalhando uma postura de give back.
Longe da conceção do líder intocável e distante, as autoras partilham as próprias experiências, permeadas de triunfos e desafios, retratando uma liderança feita de pessoas reais, expostas a
dúvidas, receios e falhas, mas igualmente capazes de fazer escolhas, aprender, crescer e inspirar. Mostrando como ser líder está ao alcance de quem se queira nisso empenhar.
Carolina Afonso é CEO do Gato Preto e Professora no ISEG/Universidade de Lisboa. Com mais de 18 anos de experiência profissional, o seu percurso começou na AICEP, nos Países Baixos. Passou por empresas como a L’óreal, BNP Paribas, Câmara de Comércio Britânica e Listopsis/Toshiba. Em 2008, assume funções como diretora de marketing da ASUS, transitando depois para a Konica Minolta como diretora de marketing e membro do Board. Em 2021 assume funções como CMO do Gato Preto e, em 2022, a liderança da empresa em Portugal e Espanha.
Tem doutoramento pela Universidade Complutense de Madrid, mestrado em Marketing pelo ISEG e licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Foi distinguida pela Forbes com uma das mulheres mais influentes nos negócios em Portugal. Tem dois filhos, o Gonçalo e o Artur, e é apaixonada pela Fuzeta, no Algarve, de onde é natural.
Sandra Alvarez é Diretora-Geral da PHD, agência de meios do Grupo de Comunicação Mundial Omnicom. Tem quatro filhos e mais de 25 anos de experiência profissional nas áreas de gestão, marketing, comunicação, comercial, publicidade e media. Passou por várias empresas dentro destas áreas (Reckitt Benckiser, Banco Espírito Santo e F. Lima), por agências de publicidade (BBDO, DDB, Leo Burnett e Euro RSCG) e agências de meios (Havas Media e PHD). É licenciada em Economia pelo ISEG, pós-graduada em Marketing Digital pelo ISCTE Executive Education e mestre em Marketing pelo ISCTE. É doutoranda do PhD de Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa. Mentora em vários programas de Mentoria, é igualmente professora convidada no ISEG Executive Education, lecionando disciplinas na área do marketing e media digital. Integra a direção da APPM – Associação de Profissionais de Marketing, sendo responsável pelos APPM Marketing Awards. É autora, com Carolina, dos livros Ser Blogger e Ser Digital. Recebeu em janeiro de 2024, e pela terceira vez consecutiva, a distinção de «Most Admired Media Agency Professional», um prémio atribuído pela nomeação dos marketeers portugueses através de um estudo realizado, a cada dois anos, pela Scopen Portugal.
Liderar está disponível nas livrarias numa edição da Casa das Letras com 264 páginas e um PVP de 18,90€.