Outros sites Medialivre
Comunicados de Imprensa A informação dos comunicados de imprensa são da exclusiva responsabilidade das marcas e produtos neles referidos
Notícia

EM 10 ANOS O LIDL JÁ AJUDOU A EXPORTAR 192 MIL TONELADAS DE FRUTAS E LEGUMES NACIONAIS. SÓ EM 2024, CHEGARAM ÀS LOJAS LIDL DA EUROPA 31 MIL TONELADAS.

.

11 de Fevereiro de 2025 às 11:37
  • ...

Há quase 30 anos em Portugal, o Lidl estabelece relações duradouras e de grande proximidade com os fornecedores portugueses. Desde 2014, o Lidl Portugal e a Portugal Fresh trabalham em conjunto para promover a portugalidade além-fronteiras tendo, ao longo destes 10 anos, exportado uma variedade superior a 30 artigos nacionais, espelhando a qualidade da produção nacional na categoria de frutas e legumes.

 

O Lidl Portugal apresentou hoje os resultados da sua última campanha de exportação no âmbito da feira Fruit Logistica, a maior feira de Frutas e Legumes do mundo que está a decorrer em Berlim, promovendo a visita a uma das suas lojas nesta cidade alemã. Esta teve como objetivo observar os artigos nacionais que já fazem parte do sortido das Frutas e Legumes do Lidl na Alemanha e apresentar os resultados da exportação desta categoria em 2024. Esta visita contou com a presença do Ministro Agricultura e Pesca, José Manuel Fernandes, do Presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, do Embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes e do presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade.

 

Através da parceria que mantém há uma década com a Portugal Fresh, o Lidl Portugal tem ajudado centenas de produtores nacionais a levar o que de melhor se produz em Portugal aos consumidores europeus, tendo alcançado já um crescimento de 584% na exportação de Frutas e Legumes nacionais de 2014 para 2024. É ainda de destacar o ano de 2024 como aquele em que se registou o maior valor exportado, 31 mil toneladas, possibilitando que 18 diferentes frutas e legumes portugueses chegassem a 8 países europeus: Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Polónia, Suécia, Luxemburgo.

Deste cabaz de produtos exportados destaca-se a Pera Rocha do Oeste DOP, com um total de 14 mil toneladas a serem exportadas para Alemanha, Reino Unido, França, Irlanda, Polónia, Suécia, Espanha e Luxemburgo.

 

Destacam-se igualmente a Laranja, como Citrino do Algarve IGP, com cerca de 6 mil toneladas exportadas e a Couve Coração, com 4 mil toneladas enviadas para outros mercados europeus.

 

Ainda com ótimos resultados assinalam-se as categorias de Frutos Vermelhos – Amoras, Framboesas e Mirtilos – com 2,5 mil toneladas e de Frutas de Caroço – Ameixas, Nectarinas, Paraguaios e Pêssegos – com 2 mil toneladas exportadas. Com mais de 1.750 camiões Lidl saídos de Portugal para a Europa, o cabaz de Frutas e Legumes exportados integra ainda artigos como a Castanha, a Maçã, o Tomate, o Melão e a Melancia.

 

O novo ano de 2025 arranca igualmente de forma positiva com o início da exportação do Kiwi para a Alemanha.

 

Assumindo a liderança nacional de exportação de produtos portugueses para a Europa e sendo a insígnia que oferece abertura ao maior número de diferentes mercados, o Lidl Portugal tem contribuído, ao longo dos anos, para o crescimento sustentado da exportação de frutas e legumes nacionais para os vários países onde tem presença. De assinalar que os contratos assinados com os mercados de destino têm como vantagem os parceiros poderem planear os volumes a exportar através da sua rede.

 

"Os bons resultados da campanha deste ano e da parceria que temos em conjunto com a Portugal Fresh, desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes, reforçando o nosso compromisso com o país e o nosso empenho com a produção nacional. Pretendemos continuar a trabalhar no sentido de alavancar e dinamizar a produção nacional", afirma Jorge Pierre Silva, Diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal.

Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh sublinha: "Parcerias como a que temos desenvolvido com o Lidl são fundamentais para fortalecer a presença dos produtos nacionais nos mercados internacionais, contribuindo para a valorização da nossa produção e para a dinamização do setor agrícola e alimentar em Portugal. A crescente procura por frutas, legumes e flores portugueses reflete não apenas a sua qualidade, mas também o esforço conjunto entre produtores e parceiros na expansão das exportações".

 

Tendo a Proteção do Planeta como um dos seus pilares, a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa ‘Mais Lidl’, garante que todos os produtores nacionais de frutas e legumes da insígnia possuem a certificação Global G.A.P. e GRASP, que garantem que a agricultura é segura e que os seus possíveis impactos negativos estão a ser reduzidos, sendo ainda garantidas as condições de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores das explorações agrícolas.

 

Mais notícias