Já arrancaram as obras de melhoria e modernização do Campo de Golfe do Aroeira Pines Classic, em Lisboa. Os trabalhos de renovação no Aroeira Pines Classic ocorrerão entre junho e outubro deste ano, sendo que está planeada uma melhoria semelhante no Aroeira Challenge, em 2025.
Apelidado de ‘Wentworth de Lisboa’ por muitos especialistas da área devido ao cenário natural no qual estão inseridos, os campos sofrerão renovações extensas nos bunkers, tees, greens, paisagismo do campo e sistema de irrigação, com foco na sustentabilidade. Com esta renovação, prevê-se uma redução no consumo de água em mais de 20%.
Nuno Sepúlveda, co-CEO da Details – Hospitality Sports, Leisure, explica que "A Aroeira é um dos locais mais famosos no golfe português e tem muito para oferecer, tanto aos membros, como aos convidados. Com estas melhorias vamos conseguir melhorar a experiência total de jogo, até porque ambos os campos têm layouts extremamente atrativos, a topografia oferece algo que é único para o golfe neste país e é nosso objetivo rejuvenescer e elevar o produto Aroeira para outros patamares".
A redução significativa do consumo de água ocorrerá graças à plantação de relva Bermuda, à reparação e revestimento de todos os lagos, para melhorar a retenção e a qualidade dá água, e à instalação de novos sistemas de irrigação de última geração.
Os greens terão uma introdução da relva bentgrass que oferecerá superfícies de putting rápidas e firmes, enquanto que os bunkers sofrerão uma renovação completa nos dois layouts, sendo totalmente remodelados e preenchidos com nova areia. Outras melhorias incluem upgrades nas instalações de prática e equipamentos de golfe.
"Os programas de renovação dos campos que estamos a implementar vão manter a natureza e o design dos campos, mas vão conseguir melhorar a condição das superfícies de jogo e o ambiente geral de cada layout, de uma maneira eficiente e sustentável", acrescenta Nuno Sepúlveda.
Projetado por Frank Pennink, também designer do Old Course em Vilamoura, o Aroeira Pines Classic recebeu o Open de Portugal em 1996 e 1997. Este é um campo de golfe que exige precisão, mas que recompensa pelo ambiente único em que se enquadra.
O Aroeira Challenge, que abriu em 2000, foi projetado por Donald Steel e é o complemento ideal para o seu irmão mais velho. Rodeado de água em nove dos seus buracos, e com grandes greens ondulados, proporciona um verdadeiro teste para os golfistas.
Este destino icónico de golfe, a apenas 25 minutos de Lisboa, é gerido pela Details – Hospitality Sports, Leisure, – a plataforma responsável pela gestão das áreas de Hospitalidade, Sports e Leisure da Arrow Global em Portugal – desde o final de 2023. Além dos campos de golfe da Aroeira, a Details gere os campos de golfe de Vilamoura, Palmares e Vale Pisão.