Foi inaugurado este sábado o hotel Vila Galé Collection Figueira da Foz, numa cerimónia onde estiveram o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente da autarquia figueirense, Pedro Santana Lopes, os embaixadores da Vila Galé Marcantonio Del Carlo, Pedro Couceiro e Fernando Alvim ou o artista Fernando Pereira, entre outros convidados.
Localizado na emblemática marginal e junto à praia famosa pelo seu areal a perder de vista, o Vila Galé Collection Figueira da Foz trouxe uma nova vida a um edifício histórico, que se diferencia pela sua estética pós-modernista dos anos 50. Assinado pelo arquiteto Inácio Peres Fernandes, conta com peças artísticas dos mestres José de Molina Sanchez e Tomás de Melo e esculturas de Martins Correia.
Inaugurado em junho de 1953 como Grande Hotel da Figueira, este ex-líbris da cidade – que muitos dizem assemelhar-se a um navio, com a sua ponte e vigias bem vincadas – está classificado como imóvel de interesse público desde 2002.
"É o nosso 32º hotel em Portugal e é mais um projeto em que pomos em prática um dos desígnios da Vila Galé, o de valorizar o património e dar nova vida a imóveis históricos, degradados em zonas com grande potencial, mas carentes de melhoria de imagem e de marketing e esforço comercial, que nos dá muito prazer. Pela sua localização privilegiada, pela sua arquitetura e pelo charme do interior e exterior, onde mantivemos todas as características originais relevantes, acreditamos que o Vila Galé Collection Figueira da Foz vem reforçar o nosso portefólio de unidades diferenciadas, com um alto padrão de qualidade", salienta o presidente e fundador da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.
Propriedade da Pontegadea, empresa de imobiliário detida pelo fundador da Inditex, Amancio Ortega, o hotel que é agora gerido pela Vila Galé teve uma remodelação profunda dos quartos e zonas comuns, passou a ter mais um restaurante à la carte, uma piscina exterior e spa Satsanga, e foram restaurados os vários murais e peças de arte existentes.