Criada em 1949 no Tamariz, Estoril, a Santini é a marca de gelados artesanais mais conhecida em Portugal e uma referência no segmento de mercado dos gelados premium. Ao longo de mais de 70 anos a empresa tem apostado num processo exclusivo de fabrico artesanal, baseado em matérias-primas de qualidade e sem recurso a aditivos, cimentando o nome da Santini como sinónimo de inovação e de elevada qualidade.
Apesar de se manter parcialmente como uma empresa familiar - agora na terceira geração de descendentes do fundador, Attilio Santini – o capital da empresa é desde 2009 partilhada com Filipe de Botton, o que permitiu iniciar o projeto de expansão geográfica da Santini.
Atualmente com 11 lojas, distribuídas entre as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, bem como em Faro, a Santini possui também uma loja online associada a alguns dos seus espaços físicos, disponibilizando serviços de ‘delivery’ e ‘take away’.
O desafio
O crescimento do negócio da Santini, apoiado na abertura de várias lojas em Portugal, gerou novas necessidades ao nível da infraestrutura de TI para apoio à faturação e à própria gestão de stocks.
As soluções tradicionais de hosting, que até 2018 suportavam as aplicações de negócio SAP e toda a informação gerada, acabaram por se revelar limitadas face ao previsível aumento de informação e de dados.
Por outro lado, a integração da Santini num grupo empresarial em crescimento espoletou também uma procura por soluções mais eficientes para gerir as TI das várias empresas, de modo a obter economias de escala a este nível.
O desafio passava por encontrar uma solução mais ágil e flexível, mais consistente e com maior capacidade para suportar as aplicações de negócio e a informação gerada, dando continuidade aos Managed Services disponibilizados pela Claranet desde 2016, mas com base numa plataforma preparada para o futuro.
A tecnologia
A opção por migrar a plataforma SAP para Claranet Cloud Platform for SAP HANA (CCP) foi de imediato aceite e reconhecida pelos responsáveis da empresa como a resposta adequada para responder aos desafios de crescimento que a empresa enfrentava.
Além de aumentar a capacidade da infraestrutura de suporte ao negócio, o objetivo passava também por abrir caminho à atualização da plataforma SAP para SAP HANA, de uma forma mais ágil, rápida e económica.
Rosário Ramalheira, Diretora de Qualidade, Aprovisionamento e I&D da Santini, destaca a ação proativa da Claranet em todo o processo: "A Claranet já tinha a seu cargo a gestão do IT da Santini e a passagem para a Cloud era uma questão frequente nas soluções que nos aconselhava a adotar."
O processo de migração foi concluído em menos de um mês e não causou qualquer impacto no negócio, com a utilização da plataforma a decorrer sem qualquer limitação dos workflows.
A solução da Claranet abrangeu ainda o reforço dos Serviços Geridos sobre a plataforma SAP e sobre a CCP, bem como a gestão de redes de comunicações de alto-desempenho MPLS (Multi Protocol Label Switching).
Os benefícios
O projeto de migração para a Cloud trouxe à Santini o melhor dos dois mundos - uma melhoria efetiva do serviço, associada a uma otimização dos custos.
Na prática representou de imediato um aumento significativo da capacidade e da agilidade da sua infraestrutura de TI, reforçando também a redundância do sistema, de modo a permitir um funcionamento sem interrupções nem pontos de falha.
Por outro lado, a flexibilidade oferecida pela nova infraestrutura e pelos Maganed Services associados acabaram por abrir a utilização da mesma plataforma a outras empresas do grupo – com gestão centralizada na Santini –, o que resultou numa otimização dos custos e na rentabilização do investimento em TI.
A representante da Santini destaca ainda o facto de, a partir desta implementação, ser mais fácil executar qualquer evolução aplicacional necessária: "esta solução representa, de facto, um suporte efetivo à evolução das nossas operações e ao crescimento da empresa".
• CCP Networks Services
• Claranet Cloud Managed Services