Outros sites Medialivre
C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Uma ideia inovadora, um investimento mínimo e uma fábrica no Porto: um negócio de milhões

Com apenas 15 mil euros, em seis anos o espanhol Pablo Mas criou um negócio que, só em 2023, gerou 10 milhões de euros de receitas. A Yuccs veio revolucionar a indústria do calçado: aposta em ténis inovadores, de alta qualidade, confortáveis, com design elegante e produzidos exclusivamente em Portugal a partir de materiais naturais.

29 de Julho de 2024 às 11:15
Foto: Tolo Ramón
  • ...

Foi em 2018 que o jovem empreendedor maiorquino Pablo Mas decidiu criar a sua start-up. A ideia? Revolucionar a indústria do calçado, criando uma marca de ténis feitos unicamente a partir de materiais naturais de alta qualidade provenientes da Península Ibérica, que apostasse no conforto e na inovação, promovendo a saúde dos pés, sem prescindir do design e de se vir a transformar num ícone de moda. E produzidos apenas em Portugal.

Com um investimento de apenas 15 mil euros, em 2018, Pablo Mas fundou a Yuccs. Em menos de seis anos transformou-a numa marca de sucesso, consolidada, que, em 2023, faturou 10 milhões de euros e que prevê continuar a crescer e a expandir o negócio no futuro. E que nem a pandemia abrandou: nesses anos conturbados, a marca, cujas vendas acontecem sobretudo online, cresceu 400%.



Os ténis mais confortáveis do mundo que todos querem ter


O que explica o sucesso? Além do trabalho e da aposta constante na inovação, a alta qualidade do produto vendido. Aliar o conforto à qualidade premium e a um design de moda icónico não foi tarefa fácil. Mas Pablo Mas conseguiu-o. Os seus ténis são apontados por quem os usa como os mais confortáveis do mercado. São recomendados por podologistas. E têm clientes como o rei de Espanha, Felipe VI, a infanta Sofia ou Iker Casillas, que são muitas vezes fotografados usando-os. Tudo isto explica não só o grande sucesso de vendas como o facto de, até, alguns dos modelos mais icónicos da marca terem lista de espera.



Mas se não fosse a sua qualidade e conforto, certamente os números de faturação não seriam tão altos. Como ponto de honra, a marca aposta no respeito pela natureza, na sustentabilidade e na constante inovação como pilares do seu crescimento. A filosofia da empresa, de resto, assenta em três pontos: compromisso local, máximo conforto e inovação natural.

Em que é que isto se traduz? Os ténis não usam materiais sintéticos, sendo produzidos a partir de materiais naturais de grande qualidade como a lã merina, a pele de uva, o linho, a cana-de-açúcar ou o bambu, o que os torna extremamente confortáveis, transpiráveis leves e flexíveis, ao mesmo tempo que são altamente sustentáveis. E são produzidos integralmente na Península Ibérica por artesãos locais, com uma enorme experiência na indústria do calçado.


Calçado português: uma referência de qualidade


Não é por acaso que a marca conta apenas com uma fábrica, no Porto, que garante não só a sustentabilidade do produto como a sua elevada qualidade. A escolha de Portugal para produzir os ténis foi, precisamente, devido ao facto de o setor do calçado ser um dos mais importantes e com maior peso na economia portuguesa. Design, inovação e sustentabilidade são algumas das características que definem o calçado português e que estão totalmente alinhadas com os valores da Yuccs. Fabricar em Portugal é, hoje, uma referência e um certificado de qualidade. Por isso fez todo o sentido ter uma fábrica no Porto, onde a Yuccs garante a grande qualidade de produção, pondo ao seu serviço os mais talentosos e experientes artesãos do calçado português.



Ao mesmo tempo, e contribuindo para a sua sustentabilidade e respeito pela natureza, os fornecedores de matérias-primas são, também eles, ibéricos. Aliás, um dos materiais mais usados na confeção dos ténis é a lã merina, que em tempos foi considerada ouro na Península Ibérica.



Típica da Península Ibérica, a lã merina é um material nobre, natural, macio e flexível, que regula eficazmente a temperatura, mantendo o pé quente no inverno e fresco no verão. É, também, hipoalergénica e antibacteriana. Agora, para o verão, a marca conta, também, com uma linha em bambu, tecido extremamente fresco e transpirável, e em linho de alta qualidade, também perfeito para os dias mais quentes.



Com descontos que chegam agora em época de saldos aos €50 em modelos selecionados, a Yuccs promete continuar a crescer. Com uma aposta forte inicial nas plataformas de venda online, a marca quer chegar a novos mercados europeus. E está também a expandir o negócio, com a diversificação em novas categorias de produtos, com o lançamento de uma linha de outwear. Sempre com produtos diferenciados, de alta qualidade, sustentáveis e criados com base na inovação.