Em 2020, o primeiro ano da pandemia, a marketeer, psicóloga e organizadora de eventos Andreia de Araújo Mitreiro ousou entrar como freelancer no competitivo mercado da comunicação e do marketing ao lançar a marca Your Trend. Em junho de 2021, criou a consultora com esse nome, especializada em personal branding, algo que a diferenciava então no meio.
"Começámos com o serviço de personal branding com médicas, pois, numa fase de pandemia, a procura por este serviço aumentou. Se, por um lado, existiam médicos que passaram para o digital com o objetivo de continuar a dar consultas e a chegar à comunidade de alguma forma, por outro, outra camada quis posicionar-se junto da comunidade científica, e ainda que estando todos fechados em casa, continuar a divulgar as suas investigações e trabalhos", conta Andreia Mitreiro, CEO da Your Trend.
Começou a empresa sozinha, como freelancer, foi adicionando equipa em banco de horas, e passado um ano recrutou mais duas pessoas. "Hoje, três anos depois, somos sete pessoas na equipa e vários parceiros que garantem uma entrega completa e de excelência."
"Trabalhar o personal branding de alguém é muito mais do que fazer uns posts, é conhecer bem a pessoa e o profissional, as suas verdadeiras opiniões e crenças e transparecê-las na estratégia de comunicação que desenhamos juntos. Aqui a psicologia foi a base, pois acredito que a psicologia e o marketing estão diretamente ligados pela comunicação, e no final do dia é isto que fazemos, comunicamos de pessoas para pessoas e a essência de cada um tem de estar presente em tudo o que entregamos", explica Andreia Mitreiro.
Uma mais-valia para a marketeer foi o facto de ser psicóloga. Estudou psicologia e tirou o mestrado em Psicologia das Organizações. Exerceu durante quatro anos e é membro da Ordem dos Psicólogos. Andreia acabou por fazer três pós-graduações orientadas para o que viria a ser o core do seu negócio: Coaching Psicológico, Marketing para Executivos e Gestão para Pequenas e Médias Empresas (PME).
"Marcas são Pessoas"
O mote de trabalho da Your Trend é o de que "Marcas são Pessoas". "Por trás de todas as marcas estão pessoas que as criaram, nas marcas trabalham pessoas e no nosso dia a dia comunicamos para pessoas, por isso, Marcas são Pessoas. Acredito que nós nos identificamos com uma marca porque ela representa um produto ou serviço que se alinha com os nossos valores, mas, mais do que isso, se essa marca tiver à sua frente, como representante, um líder que pode ser o CEO, o fundador do projeto ou um influencer que é a cara da marca, essa pessoa torna-se o elo mais forte de ligação, e é aqui que o personal branding entra", explica Andreia. "Eu escolho aquela marca porque é da pessoa com que me identifico ou que admiro, ou porque adorava ser como ela. Ou eu compro determinada marca porque aquela marca, que muitas vezes é uma pessoa literalmente, representa os meus valores e necessidades atuais."
A importância do storytelling
Na sua abordagem muito personalizada e de ligação emocional do público a uma marca, o storytelling é uma ferramenta fundamental na gestão de redes sociais? "A forma como construímos a narrativa que queremos passar para quem nos segue e nos acompanha diariamente é fundamental para que consigamos criar uma conexão com a audiência certa."
Os eventos corporativos também são influenciados por uma nova forma de comunicar, nomeadamente pela presença em redes sociais como o Instagram ou o LinkedIn. "Quando iniciamos um processo criativo de criação de um conceito de um evento, começamos primeiro por pensar no que queremos entregar e para quem, como nos queremos posicionar e como queremos comunicar, seja nas redes sociais, nos meios de comunicação ou mesmo no evento. E aqui as redes sociais abrem portas infinitas no que toca ao alcance dos nossos conteúdos."
Crescimento consolidado
A Your Trend posiciona-se como uma empresa especialista em comunicação e organização de eventos. "Destacamo-nos cada vez mais pela nossa excelência na entrega, mas ainda mais pela forma como nos relacionamos com os nossos clientes e como conseguimos entregar com a empatia certa e sempre com um nível de detalhe extremo."
A CEO da consultora refere um crescimento consolidado que tem a ver com toda a estratégia orgânica que montou. "Temos crescido também não só por termos clientes que acreditam nas nossas competências e nos permitem crescer diariamente, mas também por termos as pessoas certas connosco, desde a equipa aos parceiros e fornecedores que nos ajudam a garantir uma entrega de excelência."
Freelancer em plena pandemia
Andreia Mitreiro tinha terminado a sua pós-graduação em Marketing na Universidade Católica com mérito, quando se "abriram várias portas, nomeadamente a possibilidade de trabalhar as redes sociais de uma médica". "Comecei em 2019 a trabalhar com a Sandra Marques, diretora clínica da Clínica Lusíadas Almada, que com o tempo me foi referenciando a mais médicos e o passa-palavra resultou em 2020 já ter três clientes que acompanhava." Na altura, Andreia trabalhava em full-time como marketing manager para a consultora tecnológica InnoWave e todas as suas horas extras eram dedicadas a esses três clientes. "Tive um processo longo de ponderação sobre a melhor decisão a tomar, fiz coaching, e ganhei a coragem de me despedir e avançar com este projeto." Há timings que são perfeitos para decisões de mudança de vida. "Ao despedir-me, o CEO da empresa onde estava, Tiago Mendes Gonçalves, para além de ficar orgulhoso com a minha decisão, incentivou-me a criar a minha empresa e propôs-me ficar como parceiro externo e continuar a trabalhar no marketing do grupo. Isto permitiu-me sair de forma confortável e criar de modo sustentável a minha empresa e avançar depois ao final de quase um ano como freelancer, com a contratação do primeiro membro da equipa a full-time."