As principais termas de Portugal situam-se no território das Montanhas Mágicas® e contam mais de dois mil anos de história. Renascidas na oferta e qualidade dos serviços e nas requintadas instalações, oferecem uma ampla gama de tratamentos e rituais que beneficiam a saúde física e mental, além de promoverem benefícios estéticos. Agora, imagine aliar a esta experiência toda uma miríade de atividades desportivas e culturais, bem como um cenário de sonho feito de paisagens naturais, e desengane-se se pensa que as termas não são "cool". É caso para dizer: pela sua saúde, visite as Termas de São Pedro do Sul.
Uma riqueza que vem de longe
Com uma vocação milenar para o termalismo de saúde, as Termas de São Pedro do Sul começaram a ser exploradas no período de domínio romano e foram destino de eleição de muitos dos nossos reis, como D. Afonso Henriques, D. Manuel I e a Rainha D. Amélia. As reconhecidas propriedades curativas da sua água termal sulfúrea - que emerge naturalmente à superfície a uma temperatura de 68,7 ºC, é pouco mineralizada e tem um pH de 8,89 - são o "segredo" que atravessou o tempo. Única nas suas virtudes e bacteriologicamente pura, tem a mesma composição físico-química há milhares de anos.
Hoje, estas termas são muito mais do que "meras" termas. Numa época em que os tratamentos à base de produtos naturais e os conceitos de saúde e bem-estar veem o seu protagonismo aumentar, a utilização de águas mineromedicinais representa não só uma alternativa segura e eficaz para quem pretende diminuir o consumo de medicamentos e produtos químicos, como também um oásis de relaxamento para todos aqueles que desejam cuidar do corpo e do espírito.
Abertas durante todo o ano, dispõem de dois balneários termais - Rainha D. Amélia e D. Afonso Henriques - que dão resposta a diferentes necessidades: termalismo terapêutico, fisioterapia e bem-estar termal. Descubra aqui o muito que tem para usufruir.
• Termalismo terapêutico
A equação para aliviar a dor e tratar afeções crónicas é perfeita: aos tratamentos para várias doenças das vias respiratórias e do foro musculoesquelético e reumatismal soma-se o acompanhamento personalizado por um corpo clínico qualificado.
A pensar nos mais pequenos, também é proporcionado o termalismo júnior, pelo que, nestas férias, o melhor a fazer é cuidar da saúde de toda a família - literalmente.
• Fisioterapia
Quer nos serviços de medicina física e de reabilitação, quer como complemento da cura termal, a sinergia entre as propriedades das águas termais, um serviço personalizado e equipamentos de última geração são a chave do sucesso.
• Bem-estar termal
No Instituto AQVA, relaxamento é palavra de ordem. De forma a potenciar os benefícios da água termal, são usados produtos de dermocosmética da marca AQVA, 100% nacionais.
• Oferta balnear e muita animação
A vasta programação cultural e de animação é a cereja no topo do bolo. Caminhadas, aulas de ginástica, ioga do riso, concertos ao vivo, cinema, teatro e exposições, há atividades para todos os gostos e para toda a família. A não perder, também, as Piscinas do Gerós abertas de junho a setembro.
Uma envolvente idílica
O encanto das catorze freguesias do concelho de S. Pedro do Sul - conhecido como a "Sintra da Beira" - multiplica-se em termos de natureza, história e cultura. Aqui as tradições ainda são o que eram (como o ciclo do linho, a resinagem ou o fabrico da broa de milho e o mel) e podem ser vistas e vividas através de roteiros especialmente desenhados para aqueles que procuram o mundo rural. Os muitos mosteiros, solares, igrejas e santuários comprovam a riqueza do património histórico desta região.
Na cidade beirã com o mesmo nome, espraiada em pleno vale de Lafões e emoldurada pelos maciços das serras da Arada, Gralheira e S. Macário, não faltam paisagens verdejantes pintadas pela urze e a carqueja, rios e ribeiras de água cristalina, aldeias típicas e de xisto, onde ainda se pode saborear um ritmo de vida que corre ao sabor da calmaria e da harmonia com a natureza. E por falar em saborear, imagine uma ementa que alia os produtos locais com a mestria dos temperos de quem os prepara: a famosa vitela à Lafões, o cabrito assado, os doces e o vinho de Lafões.
Se o seu imaginário já criou imagens idílicas, agora acrescente tudo o que leu acerca das termas e, nestas férias, marque encontro com o paraíso.
Quando for às Termas, não perca o que São Pedro do Sul tem para lhe oferecer
Balneum Romano, Convento Franciscano de S. José, Igreja Matriz de S. Pedro, Capela de Santo António, Ecopista, S. Macário, serra da Arada, serra da Freita, aldeias típicas (Pena, Fujaco, Manhouce, Covas do Monte e Póvoa das Leiras). Poço Azul, Poço Negro, praias fluviais de Pouves e de Nodar, Centro de animação e recreio do Gerós, bioparque, Castro da Cárcoda, Retiro da Fraguinha.