A 7ª edição do Programa Promove, uma iniciativa da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), acaba de ser lançada. Este concurso é uma oportunidade ímpar para impulsionar projetos e ideias inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável das regiões do interior de Portugal, valorizando os seus recursos naturais e culturais, atraindo investimentos e incentivando o turismo e a fixação de novos residentes.
As candidaturas decorrem até 29 de janeiro de 2025 e as propostas podem ser submetidas no site oficial do programa.
Um olhar sobre o Programa Promove
Criado com o propósito de reduzir assimetrias regionais e reforçar a competitividade do interior do País, o Promove centra-se no apoio a fundo perdido a projetos e ideias com elevado impacto económico, social e ambiental. A iniciativa abrange áreas geográficas específicas (ver mapa), onde a intervenção é mais necessária, e está aberta a empresas, unidades de investigação, estudantes e outras entidades, individualmente ou em consórcio.
O que apoia o Programa Promove?
O Promove divide-se em três grandes categorias de apoio, abrangendo ideias em fase inicial, projetos-piloto e projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) em áreas estratégicas.
1. Projetos-piloto inovadores
Empresas privadas, universidades e politécnicos e entidades privadas sem fins lucrativos, individualmente ou em parceria com outras entidades públicas ou privadas, podem candidatar projetos que contribuam para a gestão eficiente dos recursos naturais, a criação ou fortalecimento de polos de especialização regional, ou a captação de turismo e novos residentes através da valorização do património material e imaterial.
2. Ideias inovadoras de estudantes
Estudantes universitários (licenciatura, mestrado ou doutoramento) das regiões abrangidas podem apresentar ideias com potencial para se transformarem em projetos-piloto. As equipas devem ter entre dois e cinco elementos, contar com um mentor docente e apresentar uma carta de apoio da instituição de ensino.
3. Projetos de I&D mobilizadores
As unidades de investigação classificadas como "Muito Bom" ou "Excelente" pela FCT são convidados a liderar projetos, individualmente ou em parceria com outras entidades públicas ou privadas. Os domínios estratégicos abrangidos incluem: valorização de águas termais, para fins terapêuticos; estudo e proteção de parques naturais e outros espaços de relevância ambiental; investigação sobre riscos biológicos e impactos na saúde pública; promoção e desenvolvimento de novas culturas agrícolas e produtos naturais para mercados nacionais e internacionais.
Esta categoria é dirigida a projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico ou inovação, que contribuam para adquirir novo conhecimento, qualificando e dinamizando as equipas em torno de desafios integrados nestes domínios.
Impacto do Programa Promove
Desde a sua criação, o Programa Promove tem desempenhado um papel crucial na revitalização do interior português, apoiando iniciativas que alavancam o potencial local, criam empregos qualificados e promovem a sustentabilidade ambiental. Esta edição reforça o compromisso com um futuro mais equilibrado e resiliente, valorizando o que torna cada território único.
Como candidatar-se?
As candidaturas devem ser submetidas exclusivamente online, através do site oficial do concurso. O prazo decorre até 29 de janeiro de 2025, sendo recomendado que os interessados consultem o regulamento para verificar os critérios específicos de elegibilidade e submissão.
Porquê participar?
Participar no Programa Promove é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais, criar soluções inovadoras para desafios globais e posicionar o interior de Portugal como um território de inovação e competitividade.
A mudança começa com uma ideia. Esta pode ser a sua oportunidade para transformar o interior de Portugal. Pode consultar mais informações e aceder ao formulário de candidatura a partir do site oficial do Programa Promove.
Candidaturas abertas: até 29 de janeiro de 2025 (23h59)
Pré-seleção e avaliação de mérito: fevereiro a abril de 2025
Apresentação dos projetos ao júri: junho/julho de 2025
Anúncio dos projetos apoiados: setembro de 2025