Em 2018, entrou em vigor a nova Diretiva de Serviços de Pagamentos (PSD2) da Autoridade Bancária Europeia. Esta norma deu início à era do open banking, uma tecnologia que possibilita, se o cliente o permitir, a partilha da informação bancária da empresa com terceiros, desde que estes intermediários sejam devidamente autorizados pelo Banco de Portugal ou Banco Central Europeu.
Deste modo, a PSD2 visa promover a transparência e segurança da informação para os clientes. Tal levou à inovação de todo o setor financeiro, principalmente nas áreas da contabilidade e da gestão. Os softwares de gestão e contabilidade passaram a conseguir interligar com as diferentes contas bancárias dos negócios, em tempo real. Assim nasceu o iziBizi, uma solução de open banking do Millennium bcp integrada em software de faturação, gestão e contabilidade online Cloudware Business.
Mas o que é o open banking?
O sistema de open banking é uma tecnologia financeira que permite a partilha de dados e serviços entre instituições bancárias, de forma segura e completamente integrada. Tudo isto, com a devida autorização e o consentimento do cliente, feito geralmente através de um formulário online, após concordar com os termos e condições.
A partir desse momento, outras empresas financeiras podem aceder aos seus dados através de integrações API, utilizando programação e códigos criptografados, que permitem que dois softwares distintos comuniquem entre si em tempo real. Embora as instituições financeiras continuem a armazenar e a gerir os dados dos clientes, a transmissão destes dados só é realizada se os clientes assim o autorizarem e com as respetivas regras de segurança e autenticação.
Como é que as empresas podem beneficiar do open banking?
Através da integração das contas bancárias com software de gestão. A experiência da gestão financeira das empresas altera completamente a sua dinâmica e eficiência a partir do momento em que as contas bancárias passam a conseguir estar integradas nos programas de gestão das empresas.
Neste sentido, o iziBizi é único em Portugal, o primeiro programa de faturação e gestão que permite a ligação às contas bancárias. A partir de um só local, pode efetuar transferências bancárias, fazer pagamentos de serviços, processar os salários dos colaboradores e pagar impostos a qualquer momento e em qualquer lugar, online.
Seis vantagens de ter as contas bancárias associadas ao programa de gestão iziBizi:
1. Ver os documentos associados ao movimento no extrato
Quantas vezes já lhe aconteceu ver um movimento no seu extrato do qual não se lembra de ter feito? Com o iziBizi passa a conseguir clicar nesse movimento e ver a fatura associada, seja um recebimento de um cliente ou um pagamento a fornecedor. Tal só é possível devido ao arquivo digital de documentos que, automaticamente, identifica a fatura ao movimento bancário correspondente. Além disso, pode ainda consultar a respetiva nota de lançamento na conta bancária.
2. Prever o fluxo de caixa a 30 dias
Em tempos de incerteza económica, a melhor arma de um empresário é a antecipação. Por isso, é importante saber quando tem de liquidar uma fatura ou quando um cliente irá fazer o pagamento. Com o open banking pode consultar os movimentos de todas as suas contas bancárias em tempo real e, conjugando as datas de pagamento das faturas de compra e despesa e as datas de vencimento das faturas emitidas aos clientes, o iziBizi calcula a previsão da tesouraria da empresa para os próximos 30 dias.
3. Pagar faturas a partir do programa de gestão
Quanto do seu tempo é despendido a verificar as faturas pendentes, para depois aceder aos diferentes bancos que utiliza e regularizar os pagamentos? Através da tecnologia open banking, o iziBizi permite-lhe pagar imediatamente a fatura ou agendar o pagamento para mais tarde, sem ter de sair do seu programa de faturação e gestão.
4. Receber mais rapidamente dos seus clientes
Cobrar dívidas e o pagamento das faturas em falta aos seus clientes é agora mais fácil. Com o iziBizi, ao enviar a fatura por email, é incluído um botão “Pagar” e, de forma simples, incentiva os clientes a fazerem o pagamento no momento. Para tal, basta que cliquem no botão, selecionem o banco a partir do qual querem fazer o pagamento e autenticarem-se de acordo com as respetivas regras. Automaticamente é emitido o recibo ao cliente, comprovando a operação. Não podia ser mais simples.
5. Pagar salários e impostos diretamente no programa de gestão
Pagar salários gera-lhe ansiedade? É bastante comum. Com tantas etapas e ferramentas envolvidas neste processo, há sempre espaço para erros. O iziBizi não só torna o processamento dos salários automático, a partir da informação dos contratos dos colaboradores, como ainda facilita quer o seu pagamento quer o dos impostos relacionados, como a Segurança Social. Estes pagamentos são preparados no iziBizi, de forma rápida e muito simples, pois pode pagar tudo em lote, incluindo o carregamento dos cartões de refeição. Sem margem para erro.
6. Fazer transferências e pagamento de serviços
Abriu o programa de gestão e percebeu que há determinados pagamentos que tem de realizar? Ao utilizar um software de gestão com integração bancária pode fazê-lo de forma rápida e fácil, sem sair do programa para aceder ao seu homebanking. Para tal, basta selecionar a conta bancária, preencher o IBAN do beneficiário e o montante a transferir. Uma vez registado o IBAN do beneficiário, este passa a ser preenchido automaticamente nas operações seguintes, poupando tempo no preenchimento. O pagamento de serviços também pode ser realizado sem sair do iziBizi, atualizando a informação financeira do negócio em tempo real.
Esteja atento ao Negócios nas próximas semanas, pois iremos explicar em detalhe outras funcionalidades do iziBizi e como pode ser a solução para os seus problemas.