Da escassez de mão de obra qualificada até ao impacto da eletrificação, tudo são desafios para o setor da reparação automóvel. Pedro Prazeres, diretor de Após Venda do Grupo Volkswagen em Portugal, aborda nesta conversa as principais questões que moldam o futuro desta área.
Quais são os principais desafios do setor de reparação de carroçarias e pintura atualmente? Há alguma mudança significativa nas tendências do mercado que esteja a impactar esta área?
Um dos maiores desafios que enfrentamos é a pressão de preço que os vários players exercem sobre as oficinas de marca, sem se preocuparem efetivamente com as questões de qualidade. Muitas vezes, os clientes não têm uma forma imediata de avaliar a qualidade de uma reparação, e, desde que o veículo pareça esteticamente bem, acreditam que o trabalho foi feito corretamente. No entanto, a verdadeira qualidade de uma reparação vai muito além da aparência, influenciando diretamente a segurança e a durabilidade do veículo. Adicionalmente, a maior oferta de peças de qualidade de reparação muito inferior à original pressiona também a qualidade das reparações realizadas, fazendo com que muitas das viaturas que circulam nas nossas estradas após um processo de reparação de carroçaria ponham em causa a segurança dos seus ocupantes, assim como a segurança de outros condutores e peões.
A escassez de técnicos especializados é um problema crescente. De que forma o grupo Volkswagen está a lidar com esta dificuldade de recrutamento?
Para combater esta escassez, investimos em programas de formação especializados para técnicos de reparação de carroçarias e pintura. Existem também escolas de formação com as quais colaboramos que têm programas que incluem bolsas de formação e garantem uma empregabilidade de 100% aos formandos, permitindo-lhes desenvolver competências técnicas que respondem às exigências atuais do setor. O nosso objetivo é atrair e formar novos talentos, garantindo um serviço de excelência aos nossos clientes.
De que forma a eletrificação dos veículos está a impactar o negócio de reparação de carroçarias e pintura? A estrutura dos veículos elétricos torna as reparações mais complexas?
A eletrificação está a trazer desafios e oportunidades ao setor. Muitas oficinas independentes ainda desconhecem os procedimentos específicos para trabalhar com viaturas elétricas, o que as leva a evitar este tipo de reparações. Além disso, os veículos elétricos estão geralmente mais equipados e exigem ferramentas e equipamentos muito mais complexos para a sua reparação, que, na maioria das vezes, apenas as oficinas de marca possuem. Isso faz com que, para já, os clientes de viaturas elétricas estejam mais fidelizados às oficinas oficiais.
Atualmente, os clientes de viaturas elétricas estão mais fidelizados às oficinas de marca devido à complexidade da tecnologia, mas essa tendência pode mudar. Como é que a Volkswagen está a preparar-se para este cenário?
O mais importante é garantir que os clientes compreendem os riscos de realizar uma reparação de carroçaria fora da rede oficial, sem seguir os procedimentos definidos pelos fabricantes. Não se trata apenas de utilizar peças originais, mas sim de assegurar que essas peças são aplicadas corretamente, seguindo processos certificados. Caso contrário, há situações em que os sistemas de segurança das viaturas podem nem sequer ser ativados em caso de acidente, comprometendo a proteção dos seus ocupantes. O objetivo de uma reparação de carroçaria numa oficina de marca, seguindo os padrões do fabricante, é repor o nível de segurança da viatura ao estado existente antes da colisão.
A tecnologia avançada dos novos modelos tem tornado as reparações mais desafiantes. Como é que as oficinas Volkswagen garantem que estão preparadas para reparar veículos modernos, incluindo modelos elétricos e híbridos?
A formação contínua e o acesso a equipamentos e ferramentas especializadas são os nossos principais diferenciais competitivos. As peças originais podem, em alguns casos, ser adquiridas por oficinas independentes, mas a formação técnica específica e os equipamentos avançados de diagnóstico e reparação estão, na esmagadora maioria das vezes, disponíveis apenas nas oficinas de marca. Isto faz toda a diferença na qualidade e na segurança da reparação.
A sustentabilidade também tem um papel importante nesta área. Existem iniciativas específicas nas oficinas Volkswagen para tornar o processo de reparação de carroçarias e pintura mais ecológico?
Sim, a sustentabilidade é um dos pilares da nossa operação. Em todas as nossas atividades seguimos as melhores práticas ambientais, como a utilização de tintas de base aquosa, que reduzem a emissão de compostos orgânicos voláteis, e a otimização do uso de materiais para minimizar desperdícios. Estamos constantemente a procurar novas formas de reduzir o impacto ambiental do nosso trabalho.
Quais são as tendências futuras do setor de reparação de carroçarias e pintura e como é que a Volkswagen pretende manter-se na liderança?
A digitalização será cada vez mais importante na reparação de carroçarias. Tecnologias como robôs de pintura, equipamentos de medição de chassis com análise automatizada a laser e sistemas de calibração para os sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) já fazem parte do dia a dia das nossas oficinas. Estamos constantemente a evoluir para garantir que continuamos na linha da frente da inovação, assegurando a máxima qualidade e segurança nas reparações. Adicionalmente, a utilização de técnicas avançadas no processo de reparação, como colas especiais, faz com que os processos de reparação estejam continuamente a ser atualizados.