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KSB no top 3 das melhores empresas para trabalhar

Filial portuguesa obteve o terceiro melhor resultado na Europa, no inquérito de satisfação de colaboradores do grupo.

29 de Novembro de 2024 às 10:56
Henrique Marques, Gonçalo Garcia, Nuno Aleixo, Munira Bhudaraly e Alexandre Silva são os cinco responsáveis de departamento
Henrique Marques, Gonçalo Garcia, Nuno Aleixo, Munira Bhudaraly e Alexandre Silva são os cinco responsáveis de departamento
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De dois em dois anos, o Grupo KSB realiza um inquérito de satisfação aos seus 16.000 colaboradores em todo o mundo. O último destes inquéritos decorreu em outubro, tendo a KSB Portugal obtido um resultado de satisfação de 88%. Foi o terceiro mais elevado dos mais de 30 países na Europa onde a KSB está presente e acima da média de 75% de todo o Grupo KSB.

A percentagem de 88% representa o índice de empenho dos 20 colaboradores da KSB Portugal, o qual é – segundo critérios científicos e gerido por uma empresa externa especializada – avaliado através de três áreas: se os colaboradores sentem que a sua voz é ouvida (Say); se consideram que a empresa os inspira a darem o seu melhor (Strive); e como avaliam a sua vontade de ficar (Stay).

Departamentos essenciais no resultado
A KSB em Portugal está organizada em cinco departamentos, dos quais três de vendas – Edifícios, Indústria e Ambiente –, um de Assistência Técnica e um Administrativo. Os cinco responsáveis de cada um destes departamentos (RdD) são essenciais para a elevada satisfação dos colaboradores.

De acordo com Henrique Marques, responsável do departamento de Vendas dos Edifícios da KSB, "as principais razões do excelente resultado da empresa são o elevado empenho e espírito de entreajuda, e a boa comunicação entre toda a equipa, que permite que todos os assuntos sejam discutidos com abertura e frontalidade, transmitindo segurança aos colaboradores".

As principais razões do excelente resultado da empresa são o elevado empenho e espírito de entreajuda, e a boa comunicação entre toda a equipa.Henrique Marques, responsável do departamernto de Vendas dos Edifícios

Para Munira Bhudaraly, responsável do departamento Administrativo, "o nível de colaboração e espírito de equipa entre os RdD, é também essencial para o bom funcionamento da empresa e para a satisfação de todos os colaboradores, pois muitos dos problemas nas empresas começam nesta área". Na opinião da Munira, "a colaboração e o espírito de equipa entre os RdD tem melhorado muito, está num bom nível e no bom caminho".

A colaboração e o espírito de equipa entre RdD tem melhorado muito, está num bom nível e no bom caminho.Munira Bhudaral, responsável do departamento Administrativo 

Por sua vez Alexandre Silva, responsável da Assistência Técnica da organização, considera que "a relação entre colaboradores de diferentes departamentos é boa, salvo raras exceções de pequenos conflitos de interesses, que são normais e rapidamente resolvidos, com soluções equilibradas e benéficas para a empresa como um todo, devido ao bom entendimento e espírito de entreajuda".

A relação entre colaboradores de diferentes departamentos é boa (…) com soluções equilibradas e benéficas para a empresa como um todo, devido ao bom entendimento e espírito de entreajuda.Alexandre Silva, responsável da Assistência Técnica

Já Gonçalo Garcia, responsável do departamento de Vendas para a Indústria, garante que "o nível de colaboração entre RdD é elevado e o espírito de equipa é muito bom". "Existe sempre disponibilidade de todos para colaborar, a comunicação e o entendimento são fáceis e, acima de tudo, existe um grande respeito entre todos", salienta.

Existe sempre disponibilidade de todos para colaborar, a comunicação e o entendimento são fáceis e, acima de tudo, existe um grande respeito entre todos.Gonçalo Garcia, responsável do departamentos de Vendas para a Indústria

A concluir, Nuno Aleixo, responsável do departamento de Vendas para o Ambiente, conta que "as principais razões do excelente resultado da satisfação no departamento foram o esforço em implementar um espírito positivo, dando a devida importância e urgência aos pedidos pessoais dos colaboradores – pedidos de férias, teletrabalho e não só – e incentivando o trabalho conjunto para atingir os objetivos do departamento e da empresa".

As principais razões do excelente resultado da satisfação no departamento foram o esforço em implementar um espírito positivo, dando a devida importância e urgência aos pedidos pessoais dos colaboradores (…) e incentivando o trabalho conjunto para atingir os objetivos do departamento e da empresa.Nuno Aleixo, responsável, do departamento de Vendas para o Ambiente

Sede em Sintra e delegação no Porto
Empresa familiar com 153 anos, a KSB é um dos fabricantes de bombas centrífugas e válvulas mais antigos do mundo, com sede na Alemanha e filiais próprias em mais de 100 países, incluindo a KSB, Bombas e Válvulas, SA (com 52 anos), com sede em Albarraque, Sintra, e delegação no Porto.

Os produtos da KSB estão presentes em todas as grandes indústrias do nosso país, como EDP, Galp, Sonae, Autoeuropa, Repsol, entre outras, incluindo abastecimento de água e tratamento de esgotos (Grupo Águas de Portugal e municípios) e em muitos edifícios de referência – hospitais, centros comerciais e hotéis.

Responsabilidade ambiental
Uma das características que distingue a KSB é a sua preocupação com o ambiente. Desde setembro de 2022 que toda a eletricidade consumida na sede da KSB em Albarraque é 100% de origem renovável, tendo no quarto trimestre de 2023 sido 77% eólica e 23% hídrica, ambas formas de produção consideradas ecológicas e amigas do ambiente.

Esta mudança na origem do fornecimento de eletricidade significa uma redução significativa e uma contribuição relevante de cerca de dez toneladas na emissão anual de CO2. Também ao nível produtivo a KSB tem uma visão da sua responsabilidade ambiental: não só na proteção do ambiente durante o fabrico dos seus produtos, mas também na minimização da pegada ecológica produzida pelos seus produtos e serviços, durante toda a sua vida útil.