Sempre atento às tendências e às soluções tecnológicas que moldarão o futuro, o El Corte Inglés considerou essencial marcar presença, este ano, na Web Summit, em Lisboa.
"É muito importante estarmos presentes neste evento para acompanharmos as tendências e explorarmos novas soluções que nos permitam oferecer mais consistência e conveniência aos nossos clientes", afirma Manuel Paula.
O diretor de marketing do El Corte Inglés destaca que a procura constante por soluções que impulsionem a digitalização da empresa é uma prioridade.
"Queremos acompanhar as tendências, conhecer novas tecnologias, inspirar-nos e criar soluções que proporcionem uma melhor experiência aos clientes", salienta.
Patrícia Rodrigues, diretora de transformação digital do El Corte Inglés, sublinha a dimensão cultural da transformação digital.
"A transformação digital é muito mais cultural do que tecnológica", afirma. A responsável realça a importância da formação das equipas internas, garantindo o alinhamento com novos processos e soluções digitais. Este alinhamento tem como objetivo melhorar a eficiência operacional e reforçar o serviço de excelência que distingue a marca. "Esta eficiência e melhoria refletem-se, não só no serviço de apoio ao cliente, mas também a nível logístico e operacional, apoiando as operações internas da empresa", explica Patrícia Rodrigues.
A estratégia integrada e omnicanal da marca, que combina lojas físicas e online, aposta na rapidez e conveniência, sustentando-se em tecnologia para decisões mais eficientes e orientadas por dados.
"Temos investido continuamente na digitalização da experiência, na melhoria do serviço e na busca pela excelência que define a nossa marca", destaca Patrícia Rodrigues.
Recentemente, o El Corte Inglés implementou novas ferramentas, como chats de apoio ao cliente e automação com robôs virtuais, para aumentar a eficiência operacional, além de melhorar o site e a App El Corte Inglés. "O objetivo é intensificar esta aposta", salienta Patrícia Rodrigues. Para tal, a marca tem investido em tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial (IA), e em equipas especializadas em soluções diferenciadoras, com forte foco na personalização e na experiência do cliente.
Inovar de forma responsável
Falar de inovação e tecnologia implica, inevitavelmente, abordar a sustentabilidade.
Vasco Marques Pinto, da área de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade do El Corte Inglés, acredita que estes três elementos "andam de mãos dadas" e não podem ser dissociados. "Temos integrado a sustentabilidade nos nossos processos operacionais, na gestão de pessoas e na resposta à procura dos clientes", afirma Vasco Marques Pinto.
Apresentar produtos e serviços cada vez mais inovadores, que respondam às expectativas dos clientes e, ao mesmo tempo, reduzam a pegada ecológica, é o principal objetivo da estratégia de sustentabilidade da marca. Esta abordagem visa tornar os processos mais eficientes do ponto de vista ambiental, sem comprometer a inovação e a excelência no atendimento.
Durante os quatro dias de participação na Web Summit, o El Corte Inglés promoveu um conjunto de atividades e iniciativas, dentro e fora do seu stand, reforçando o compromisso com a tecnologia, a sustentabilidade e o cliente.
O stand, localizado no Pavilhão 4, destacou-se pela sua configuração de dois pisos. No piso inferior, os visitantes foram convidados a participar numa experiência sensorial personalizada, baseada no perfil individual de cada participante, culminando com a oferta de brindes e merchandising. No piso superior, um espaço reservado a trabalho e networking, com coffee breaks incluídos, acolheu as speed interviews realizadas pela marca com o objetivo de reforçar a sua equipa em Portugal.
A Web Summit também foi palco para a fase final do Retail Challenge, "um desafio que lançámos a empresas, startups e participantes individuais, convidando-os a apresentar ideias inovadoras dirigidas ao setor do retalho", explicou Mariana Cerejeira, diretora-adjunta de Marketing.
Esta iniciativa reforça o compromisso da marca em explorar novas soluções que possam transformar o setor e responder às necessidades do consumidor moderno.
No final de cada dia, o El Corte Inglés disponibilizou um serviço de shuttle gratuito, facilitando o acesso dos visitantes à loja de Lisboa, numa demonstração de conveniência e cuidado com a experiência do cliente.