Outros sites Medialivre
C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Cow-Water: como a Lactogal melhora a eficiência hídrica aumentando a circularidade da água

A Lactogal restituiu ao meio hídrico 97% da água que utiliza nas fábricas de Modivas e Oliveira de Azeméis, através do projeto inovador Cow-Water.

14 de Agosto de 2024 às 09:30
  • ...

Recuperar grande parte da água gerada em processos industriais. Esta é a base do projeto inovador Cow-Water, da Lactogal, implementado na fábrica de Oliveira de Azeméis da maior empresa agro-alimentar do setor. Por causa desta inovação científica desenvolvida internamente, a Lactogal restituiu ao meio hídrico 104% da água que utilizou no fabrico dos produtos lácteos em Oliveira de Azeméis em 2023. No ano passado, o Cow-Water recuperou mais de 140 mil m3 de água, que permitiram reduzir em 18% a utilização do recurso natural água, na unidade de Oliveira de Azeméis. Há já vários anos que a empresa regista consumos específicos de água por litro de leite processado bastante melhores que os standards do setor.

140.000

No ano passado, o Cow-Water recuperou mais de 140 mil m3 de água na fábrica de Oliveira de Azeméis da Lactogal.

18

A água recuperada pela unidade de Oliveira de Azeméis em 2023 permitiu reduzir em 18% a utilização deste recurso natural nos processos industriais.

600

Atualmente, o projeto Cow-Water tem capacidade para gerar mais de 600 m3 de água por dia na unidade de Oliveira de Azeméis.


Gestão eficiente da água

Como a água é um bem raro e precioso, a Lactogal, consciente da responsabilidade que tem com o meio ambiente e com a comunidade, trabalha a gestão da pegada hídrica com especial atenção.

O projeto Cow-Water foi desenvolvido precisamente porque a fábrica de Oliveira de Azeméis, onde a empresa produz leite pasteurizado, manteiga, iogurtes e queijo, debatia-se há vários anos com escassez de água, em particular nos períodos de Verão, com impactos pontuais na atividade industrial.

Ao fazer uso de um profundo conhecimento dos seus processos industriais e da cooperação que tem com um parceiro, a Lactogal desenvolveu um sistema que permite fazer a recuperação de um volume elevado da água que utiliza.

Como tudo se transforma
O projeto Cow-Water permite à empresa agro-alimentar recuperar uma parte significativa da água que é "gerada" nalguns processos industriais, assegurando a circularidade da mesma.

No fabrico de queijo, é gerado um sub-produto, o lactosoro, que a Lactogal concentra, por um processo de filtração e, depois, transforma em pó, na torre de secagem, originando um volume grande de água. Também na produção de leite em pó, é gerado um elevado volume de água, no processo de evaporação e secagem.

Água recuperada passa por vários tratamentos biológicos e físicos

Essa água é recuperada e passa por vários tratamentos biológicos e físicos que lhe conferem uma qualidade próxima da água "farmacêutica", o que permite a sua incorporação em vários pontos de consumo da unidade industrial de Oliveira de Azeméis.

Hoje, o projeto Cow Water tem capacidade para gerar mais de 600m3 de água por dia, dando solução à escassez de água nos anos de maior pressão hidrica e permitindo, ainda dar destino aos fluxos provenientes da concentração e evaporação de leite e soro.


NOVO PROJETO COW-WATER EM MODIVAS

Porque as boas práticas devem ser valorizadas e replicadas, a Lactogal tem já em desenvolvimento a instalação de um projeto Cow-Water idêntico ao de Oliveira de Azeméis mas na unidade fabril de Modivas (Vila do Conde). Ali entrará em funcionamento, ainda este ano, uma nova torre de secagem. Em breve haverá mais resultados positivos a reportar deste contributo na redução da pegada hídrica da atividade industrial da Lactogal.