Outros sites Medialivre
C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Notícia

Compras digitais, produtos reais

No próximo dia 18 de setembro, o marketplace B2B BOLMERC.COM vai ser lançado ao mundo empresarial.

16 de Setembro de 2024 às 11:41
Vasco Nuno Cortes, CEO da BOLMERC
Vasco Nuno Cortes, CEO da BOLMERC
  • ...

A plataforma BOLMERC promete mudar a forma de as empresas portuguesas adquirirem os seus produtos e abre uma janela de oportunidade para pequenos produtores e fornecedores poderem levar a sua oferta a um vasto universo de potenciais clientes nacionais e internacionais. Como é que isso vai acontecer? Para o saber, falámos com Vasco Nuno Cortes, CEO deste projeto, que nos explicou o que está e o que vai acontecer no futuro.

A BOLMERC é apresentada como uma revolução no comércio digital. O que distingue a plataforma das outras opções de mercado?
Neste momento, não existe propriamente uma plataforma que satisfaça as mesmas necessidades e que atinja os mesmos objetivos que nós. A BOLMERC apostou em encurtar toda a cadeia de valor, ou seja, permitir que todos os empresários, microempresários, retalhistas e lojas de rua consigam aceder a preços mais competitivos, estando diretamente ligados aos produtores, sejam eles pequenos, médios ou microprodutores. As soluções que existem atualmente no mercado passam pelo canal de distribuição normal, ou seja, há uma despersonalização do negócio e não há um acompanhamento mais próximo de cada vicissitude do negócio. É verdade que existem outras plataformas setoriais, mas a BOLMERC é o único marketplace B2B horizontal, o que nos permite oferecer diversos tipos de produtos de diferentes fornecedores para uma ampla gama de clientes em múltiplas áreas de negócio.

A História de Portugal e o espírito inovador dos Descobrimentos são referidos como inspiração para a BOLMERC. De que forma essa ligação histórica molda a visão da empresa?

Na verdade, não foram propriamente os Descobrimentos que serviram de inspiração. A BOLMERC foi criada com o espírito que presidiu à constituição por D. Dinis da Bolsa de Mercadores Portugueses em 1293: o de olhar para o comércio português na perspetiva da descoberta e da inovação.

Foi assim que, durante séculos, Portugal dominou os mercados de comércio mundiais. Na verdade, primeiro partiu à descoberta de novos territórios, locais onde encontrasse novas matérias-primas, novos produtos e também novos compradores, novos clientes. Foi uma época de investimento e de descoberta. Depois durante o Renascimento do século XIV ao século XVII, o país dominou comercialmente o mundo.

Visão, cooperação, investimento, descoberta e ousadia são passos de um percurso capaz de tornar sonhos em realidade e a fórmula de se poder alcançar, pela diferença, o sucesso.

O caminho escolhido na BOLMERC foi o de explorar a potencialidade do mundo digital para promover um ilimitado leque de produtos capazes de satisfazer todas as necessidades das empresas, independentemente da sua dimensão e atividade.

Criar simultaneamente condições para a promoção de produtos genuínos, de pequenos e grandes produtores e marcas, que fazem de "Made in Portugal" sinónimo de excelência.

De que forma a simplicidade é um valor central na BOLMERC, tanto para compradores como para vendedores?
Na BOLMERC, simplicidade significa a simplificação dos processos de compra, faturação, seleção e logística, permitindo que os utilizadores realizem as suas compras sem complicações. Esta simplicidade traz tranquilidade, melhores escolhas e opções estratégicas mais eficientes para cada negócio.

Quem pode aderir à plataforma BOLMERC.com?
Todas as empresas, sejam elas fornecedores ou compradores. A nossa plataforma B2B permite que tanto empresários em nome individual quanto grandes empresas possam ser clientes e fornecedores ao mesmo tempo.

Quais são as vantagens específicas para pequenos produtores ao utilizarem a BOLMERC, comparativamente a outras plataformas?
As vantagens são muitas. A BOLMERC permite que pequenos produtores tenham uma plataforma digital sem precisarem de se preocupar com questões relacionadas com a criação de lojas online, integrações logísticas, sistemas de pagamento, faturação ou devoluções. Além disso, os microempresários podem disponibilizar os seus produtos para todo o país, chegando a locais onde não conseguiriam sozinhos. A plataforma trata também de toda a logística, incluindo a emissão de etiquetas de envio.

A BOLMERC oferece cashback por valor de compras. Pode explicar como funciona e quais são os benefícios para os clientes?
O sistema de cashback da BOLMERC é um modelo de fidelização simples. Em todas as compras efetuadas na plataforma, o cliente recebe 3% do valor gasto, que fica automaticamente creditado na sua conta e pode ser usado em futuras compras.

Qual a oferta de produtos que a BOLMERC disponibiliza no arranque do projeto? Qual a expectativa de clientes após o lançamento da plataforma?
No arranque, a BOLMERC oferece mais de 2.500 produtos de mais de 50 fornecedores no seu portefólio, números que crescem diariamente. O objetivo foi garantir logo de início uma oferta transversal aos diversos setores de negócio. Por outro lado, com base nas parcerias com as Aceleradoras de Comércio Digital do Alentejo e Algarve, esperamos atingir cerca de 6.500 empresas até ao início do próximo ano.

A plataforma já tem planos para expansão global. Quais os mercados prioritários e que parcerias estratégicas estão em desenvolvimento?
A nossa ambição é levar a plataforma a clientes de diversos países. Já iniciámos contactos com alguns mercados internacionais, com o objetivo de credenciar a plataforma e permitir que os produtos e produtores portugueses cheguem a novas geografias.

O lema da BOLMERC é "Compras Digitais, Produtos Reais". Como é que a plataforma assegura a integração eficiente entre o digital e o físico?
A BOLMERC junta a simplicidade do digital com um sistema de logística construído de raiz, complexo, eficaz, mas extremamente simples para o utilizador final. Assim, os empresários podem vender ou comprar produtos sem perder tempo ou enfrentar complicações, maximizando a eficiência do seu negócio.

A BOLMERC visa ser um ecossistema completo para o comércio digital. Pode detalhar como a tecnologia avançada e os processos otimizados ajudam os negócios B2B?
Como referi, a BOLMERC adotou uma tecnologia user-friendly e integrada em multiplataformas. Utilizamos algoritmos de machine learning para sugestões de vendas e compras, bem como tecnologia de blockchain para garantir maior segurança nas transações. A cibersegurança é uma prioridade, garantindo acessos seguros e ferramentas robustas.

O futuro do comércio B2B digital parece ser uma prioridade. Como é que a BOLMERC antecipa as necessidades deste segmento nos próximos anos?
O comércio digital no B2B já é uma realidade incontornável. As empresas veem o digital como uma nova janela para vender produtos e expandir os seus negócios. O que fizemos foi estar um passo à frente. Temos várias ferramentas já prontas para pôr à disposição de fornecedores e clientes, mas ainda não vamos fazê-lo porque achamos que pode complicar o processo em vez do simplificar. Por agora, claro.

Por fim, para os empresários que ainda estão a considerar a adesão, quais são os maiores benefícios que podem esperar ao juntar-se à "Revolução BOLMERC"?
Os benefícios são inúmeros, incluindo a ausência de custos de adesão ou mensalidades. O modelo de negócio da BOLMERC está baseado no sucesso das transações, oferecendo as melhores ofertas de venda e compra no mercado, graças à eficiência da nossa cadeia de valor. "Ganha um, ganham todos." Acreditamos que em breve todas as empresas vão estar, de uma forma ou outra, ligadas à BOLMERC. A partir de dia 18 todos vão perceber o que estou a dizer. É simples.