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"Ajudamos a preparar para os desafios ESG"

Plataforma inovadora SIBS ESG permite às empresas estruturar e preencher a informação necessária de acordo com a taxonomia e regulamentação europeias.

04 de Junho de 2024 às 10:19
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A Europa está na vanguarda da transição para um modelo de desenvolvimento sustentável, adotando uma visão ambiciosa em relação aos princípios ESG (Environmental, Social, and Governance). Esse compromisso reflete-se na formulação de políticas públicas e na implementação de regulamentos que visam mitigar os impactos ambientais e promover a responsabilidade social e a governança corporativa ética nas empresas europeias. Do ponto de vista regulamentar, a União Europeia tem acelerado a transição ESG, implementando o Pacto Ecológico Europeu, a Taxonomia da UE para Finanças Sustentáveis a Diretiva de Reporting de Sustentabilidade Corporativa, entre outras iniciativas. Neste contexto, no futuro próximo todas as empresas vão reportar sobre sustentabilidade, tal como reportam sobre os seus resultados financeiros, estando pressionadas nos próximos anos a atender às expectativas dos seus clientes conscientes da sustentabilidade. As PME ainda não são legalmente obrigadas a fazer isso, pois a regulamentação aplica de forma mandatória a partir de 2025 sobre as grandes empresas e as instituições financeiras, mas a não adesão pode reduzir o número de potenciais clientes e mercados. Por isso, as PME devem aproveitar este período de transição para se prepararem para esta nova realidade. E é neste enquadramento que surge o projeto SIBS ESG. Para saber mais sobre este projeto, falámos com Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS.

O que é o SIBS ESG?

É uma plataforma especializada que permitirá às empresas estruturar e preencher a informação ESG necessária, de acordo com a taxonomia e regulamentação europeias. Este projeto tem um caráter inovador e constitui ele próprio um exemplo de sustentabilidade e economia circular, ao permitir que as empresas submetam a sua informação uma única vez, através de um portal desenvolvido para apoiar nesse preenchimento. Com base nesta plataforma, as instituições financeiras, com o consentimento das empresas, poderão aceder a essa informação através de mecanismos automáticos, reutilizando a informação e evitando o esforço adicional por essas empresas.

 

A SIBS é a empresa que presta serviços de desenvolvimento, ativação e operação do ecossistema, designado SIBS ESG, que é a marca com que este serviço é apresentado às empresas e com a participação de instituições financeiras e associações empresariais. Este serviço concretiza-se num portal tecnológico que permite um primeiro autodiagnóstico ESG, que as empresas obtêm sob a forma de um relatório sistematizador no fim do preenchimento do questionário, bem como a partilha de informação com as entidades aderentes, de forma eficiente, através de um único ponto de acesso, simplificando assim os processos.

Detalhadamente, de que forma o SIBS ESG ajuda as empresas que querem adotar as melhores práticas ambientais?

O SIBS ESG inclui quatro módulos fundamentais à data para que uma empresa possa responder e preparar-se para os desafios ESG: Avaliação ESG, Taxonomia Empresarial, Calculadora de CO2, e Riscos Físicos. Para melhor compreensão do seu âmbito, a SIBS oferece no portal ajuda de auxiliares de preenchimento, para o qual contribuíram parceiros especializados em ESG. Foram e serão ainda realizadas sessões de formação e demonstrações do portal para todas as empresas que queiram beneficiar desta ferramenta. Por outro lado, no processo de preenchimento, a SIBS disponibiliza uma equipa de suporte que esclarece dúvidas e apoia até ao momento de submissão dos questionários. Com a submissão, as empresas terão acesso a um relatório sobre as áreas de oportunidade e desafios para evolução de maturidade ESG. Tudo de forma gratuita.

A partilha da informação já preenchida numa plataforma única para resposta a solicitações das instituições financeiras no âmbito dos processos bancários, e de acordo com os requisitos regulamentares, é outra vantagem para as empresas, além da facilidade de acesso à informação preenchida e sistematizada pelo portal sempre que necessário, com a possibilidade de utilização do relatório para atualização conforme a evolução da empresa ou com uma periodicidade anual. Também obtém um reporte sistematizados dos dados submetidos, que podem reutilizar noutros âmbitos de reporte.

Qual é o objetivo deste processo?

É a preparação e capacitação das empresas para os novos paradigmas de ESG e do seu reporting. Desta forma, ao concluir o preenchimento do SIBS ESG com a atual posição de partida, as empresas ficam mais conhecedoras dos indicadores-chave relevantes para a estratégia ESG e com uma maior clarificação sobre o seu posicionamento, possibilitando-se uma mais fácil definição de um plano de transição e evolução. O racional do projeto decorre da necessidade das instituições financeiras terem de obter uma quantidade significativa de dados dos seus clientes empresariais para cumprirem as diversas obrigações regulamentares a que estão cada vez mais sujeitos, e também, pela latitude interpretativa que essas regulamentações podem ter, com potencial para que cada instituição coloque questões diferente às empresas. Entre as vantagens desta solução destaque-se também a ativação de parcerias com associações empresariais, confederações setoriais e universidades, através de protocolos de interoperabilidade de informação e alinhamento de questionários, com o objetivo de estender e facilitar ainda mais a sua adoção e adequação as empresas, com as especificidades de cada setor. À data, foram já formalizados protocolos com o IAPMEI e Turismo de Portugal, sendo que se perspetivam outros.

Quando começou o projeto e que balanço faz do mesmo?

O projeto arrancou em outubro passado, com uma fase inicial piloto, com as primeiras empresas, que testaram o portal, nas suas diferentes vertentes, em ambiente real, e com o apoio e contributo de entidades especializadas em ESG, que apoiaram a SIBS no desenvolvimento deste projeto. Neste momento, o projeto encontra-se na fase dois, com algumas evoluções que foram introduzidas com base no feedback recebido na fase anterior, e alargando o número de empresas e a sua representatividade em termos de dimensão e setores de atividade, ainda em ambiente piloto. O portal SIBS ESG conta já com mais de 90 empresas, número em constante crescimento. Iremos entrar agora na fase final de lançamento do projeto, com a divulgação ativa do portal, para acesso livre e gratuito a qualquer empresa. Além do acesso direto pelo portal SIBS, em breve espera-se que venha a ser possível o acesso via homebanking ou corporate banking das empresas junto das respetivas instituições financeiras aderentes.

Com este serviço a SIBS prossegue a sua missão de se afirmar cada vez mais como um parceiro de confiança, criando valor através do desenvolvimento tecnológico com impacto, colaborando com os vários stakeholders e contribuindo de forma ativa para uma sociedade social e ambientalmente mais sustentável.