Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal, partilha a evolução da gama de veículos comerciais da marca, o impacto da eletrificação e como modelos como o ID.Buzz estão a redefinir a insígnia alemã, atraindo novos públicos, incluindo o feminino.
De que forma a Volkswagen Veículos Comerciais tem desenvolvido a área de negócio em Portugal?
A gama de veículos da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal evoluiu significativamente, com uma grande vaga de lançamentos de novos modelos nos últimos anos e uma forte aposta em eletrificação. Expandimos a nossa oferta com modelos como o 100% elétrico ID.Buzz, que reflete o compromisso com a sustentabilidade, o Volkswagen Multivan, extremamente importante tanto no segmento empresarial, nos serviços premium de transporte de passageiros, como para famílias que procuram um veículo versátil e espaçoso; voltámos ao segmento das pick-ups com o novíssimo Amarok, e ainda renovámos clássicos como a Caddy, Crafter. Estes últimos dois modelos foram atualizados com tecnologias avançadas e soluções de conectividade, mantendo-se competitivos, tanto para empresas como para clientes de lazer. Por fim, estamos prestes a lançar o Transporter, um modelo totalmente novo, inovador e muito mais completo que o seu antecessor. E ainda a nova Volkswagen California, um veículo de puro lazer e paixão que combina a vertente de utilização familiar quotidiana com as aventuras de fim de semana e férias. Este desenvolvimento da gama de oferta da nossa marca acompanha a crescente procura por veículos versáteis, eficientes e sustentáveis no mercado português, quer por parte de empresas como de clientes particulares.
Como vê o futuro da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal, especialmente com a crescente popularidade dos elétricos e híbridos?
Estamos apenas a começar uma nova fase no mercado. 2023 foi um ano muito positivo, com um crescimento de 35% relativamente ao ano anterior, e 2024 será o nosso melhor ano de sempre em Portugal. Em termos de estratégia, a eletrificação é o caminho a seguir, combinado naturalmente com soluções cada vez mais sustentáveis em termos de motores a combustão. A nossa gama já inclui opções elétricas e híbridas e continuaremos a expandir essa oferta. Os veículos elétricos e híbridos vão evoluir em autonomia e eficiência, oferecendo experiências conectadas e interativas. Estamos focados em soluções de mobilidade que atendam às necessidades dos nossos clientes e que estejam alinhadas com os objetivos de sustentabilidade global.
Tendo em conta esta trajetória de negócio, como é que um projeto como o SeaWatch se encaixa?
A Volkswagen Veículos Comerciais tem um forte compromisso com a responsabilidade social e o projeto SeaWatch assume especial importância nos nossos valores e missão. É um projeto que já dura há 15 anos e que colabora diretamente com o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) nas operações de vigilância e salvamento nas praias portuguesas. Em 2024, voltámos a acreditar nesta parceria e missão, para a qual disponibilizámos 30 Volkswagen Amarok e 2 ID.Buzz para patrulhar as praias, equipados com os mais avançados dispositivos de salvamento e apoio logístico. Esta parceria não só reforça a segurança nas praias, como promove a sustentabilidade, integrando veículos elétricos como o ID.Buzz no projeto. Este compromisso resulta em ações concretas, como é o caso do salvamento de 52 veraneantes em 2023 e a prestação de 193 assistências de primeiros socorros, demonstrando o impacto positivo da Volkswagen Veículos Comerciais no bem-estar da comunidade e no meio ambiente e isso não nos podia deixar mais satisfeitos.
O ID.Buzz é um dos modelos mais icónicos da marca. Como avalia a aceitação deste modelo no mercado português?
A aceitação tem sido extremamente positiva. O ID.Buzz, um ícone da Volkswagen, combina um design retro com a mais avançada tecnologia Volkswagen, cativando tanto amantes da história da marca como entusiastas da mobilidade sustentável. Temos sentido uma forte procura de famílias, clientes de lazer e empresas que valorizam a sustentabilidade. Lançámos recentemente as versões de seis e sete lugares de lotação, com até 467 km de autonomia, ampliando o seu potencial de utilização, aliado a um design de excelência, cativante e que mantém a ligação à identidade da icónica carrinha "Pão de Forma", que continua a ter uma sólida legião de fãs. O ID.Buzz não só mantém essa ligação emocional e de Love Brand que continua a cativar gerações, como supera as expectativas. Temos uma visão otimista para o seu crescimento em Portugal.
Além do ID.Buzz, a Volkswagen Multivan tem-se destacado como uma solução versátil. O que faz deste modelo uma escolha tão atrativa?
A Multivan é um modelo muito importante para a nossa marca. Trata-se de uma das poucas ofertas no segmento dos monovolumes, e certamente a mais espaçosa e a mais versátil. A versão híbrida plug-in é a preferida entre clientes empresariais pela flexibilidade e benefícios fiscais. O conforto, a modularidade e o baixo custo de utilização também atraem clientes particulares, que procuram soluções para famílias mais numerosas e que privilegiam o espaço, o conforto e a qualidade a bordo. E os resultados falam por si, sendo hoje um dos nossos modelos mais bem-sucedidos em termos de vendas.
O Amarok continua a ser um modelo relevante na gama da Volkswagen Veículos Comerciais, tanto para o público empresarial como particular. Como avalia a aceitação deste modelo em ambos os segmentos e qual é o futuro do Amarok no contexto da eletrificação?
O Amarok continua a ter um papel crucial na gama da Volkswagen Veículos Comerciais, especialmente no mercado empresarial, com uma forte procura em setores como a agricultura, construção civil e proteção florestal, graças à sua robustez e capacidades off-road. Contudo, o modelo tem evoluído, atraindo também clientes particulares, com um design moderno, interiores de qualidade e tecnologias avançadas de assistência à condução, tornando-se uma referência entre pick-ups. A conquista dos prémios International Pick-Up Award e Women's World Car of the Year na categoria 4x4 & Pick-Up reflete essa transformação, demonstrando que o Amarok tem conquistado novos públicos, com o seu design arrojado, os seus interiores exclusivos e elevadas performances.
No que diz respeito ao futuro, a eletrificação é uma prioridade. A Volkswagen Veículos Comerciais tem a meta de reduzir as emissões de CO2 em 40% até 2030. Já estão disponíveis soluções híbridas e elétricas em modelos como o ID.Buzz e Multivan, seguindo-se igualmente versões híbridas no Caddy e California já no arranque do ano, seguindo-se o novo Transporter com ambas as soluções, 100% elétrico e PHEV. E, naturalmente, a gama continuará a evoluir para atender às necessidades tanto empresariais quanto particulares, mantendo o compromisso da marca como um dos principais fornecedores de soluções de mobilidade no nosso mercado.