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A aposta certa leva ao sucesso e ao crescimento

Medialivre lançou o projeto Talento do Futuro, que tem como objetivo dar a conhecer as empresas e as estratégias que utilizam para atrair e reter talentos. A Worten associou-se à iniciativa.

06 de Maio de 2024 às 12:45
Miguel Mota Freitas, CEO da Worten, e Inês de Castro, Head of People da Worten
Miguel Mota Freitas, CEO da Worten, e Inês de Castro, Head of People da Worten

O sucesso de uma organização depende dos seus colaboradores. Ter recursos humanos qualificados e com talento é a garantia de crescimento sustentável e produtividade. A Medialivre sabe-o. A Worten também. Por terem uma visão semelhante, a Worten associou-se ao projeto Talento do Futuro, da Medialivre, cujo objetivo é dar a conhecer as empresas e as estratégias que utilizam para atrair e reter talentos, garantindo assim o êxito hoje e amanhã.

 

Neste contexto, Miguel Mota Freitas e Inês de Castro explicam que a atração de talentos na Worten começa com o programa de estágios, Play Your Future, no qual o objetivo é que os jovens se identifiquem, desde o primeiro momento, com a forma de estar da marca, que é "disruptiva, tecnológica e orientada para o futuro". "Play Your Future, um conceito com nome e imagem arrojados – Play é momento, é agora, é futuro!", começam por sublinhar Miguel Mota Freitas, CEO da Worten, e Inês de Castro, Head of People da empresa que pertence ao Grupo Sonae.

 

O Play Your Future Trainee Programme, o Play Your Future in Summer, o Play Your Future Masters, o Play Your Future Masters Solutions, o Play Your Future Creating Our Operational Leaders ou o Play Your Future in Tech são os programas de estágio disponibilizados pela Worten e que diferem no nível da duração, target ou objetivos. "Para os estágios, procuramos essencialmente jovens curiosos, criativos, que gostem de tecnologia e que se revejam na área de retalho, podendo vir das mais variadas áreas: gestão, engenharia, IT, marketing e tantas outras", informam os dois responsáveis da Worten.

 

A Worten está a começar a recrutar para a sexta edição de estágios

A aposta da Worten nos estágios tem corrido bem e este ano já vai na quinta edição do Play Your Future Trainee Programme, sendo que, neste momento, estão a começar o processo de recrutamento para a sexta edição do programa, que terá início em setembro com o Onboarding na Worten.

 

"Sabemos que ao ritmo a que o mercado se encontra, há um desafio generalizado no que diz respeito à atração e seleção dos melhores talentos nas mais variadas áreas. Acreditamos, porém, que temos sido bem-sucedidos neste contexto, sendo que em 2023 contámos com cerca de 1.659 candidaturas ao Play Your Future Trainee Programme", afirmam Miguel Mota Freitas e Inês de Castro. Na base do sucesso estão a campanha "on campus" – através da presença física junto da comunidade estudantil – e a campanha de comunicação realizada em várias plataformas – site de carreiras Worten, mailing list de alunos, divulgação pelos colaboradores Worten, sites das faculdades, LinkedIn e Instagram via Influencer. "Estas foram fulcrais no nosso objetivo de divulgarmos a Worten enquanto marca empregadora de referência", asseguram.

 

Se dúvidas restam sobre o êxito do programa, este é a "principal fonte de atração e retenção de talento jovem na Worten, contando com uma taxa média de retenção após o estágio de 58%, o que significa que muitos destes jovens ficam, após o estágio, a trabalhar na empresa", sublinham o CEO e a Head of People da empresa.

O grupo Sonae tem sabido aproveitar o talento das suas pessoas para assegurar o seu próprio crescimento.

Colaboradores internos têm várias opções

Além dos bons resultados obtidos com a atração de talento jovem, é importante para a Worten o desenvolvimento das pessoas internamente. Miguel Mota Freitas e Inês de Castro destacam o programa de estágios internos, no qual, por exemplo, um vendedor que tenha porventura terminado a licenciatura em Marketing se pode candidatar a realizar um ano de estágio na direção de Brand & Communication, mantendo as suas condições salariais. "No final do ano, não havendo vaga na direção em que estagiou, terá sempre assegurada a sua função de origem", afiançam.

 

Outra das iniciativas que destacam é a aposta recente no reskilling, quer através do pagamento de bolsas de estudo a colaboradores que pretendam investir no conhecimento em áreas como IT, Data, Digital e a passagem de jovens com potencial da área de vendas para as equipas de IT e Data da Worten. "Estas são medidas recentes, mas que apresentam resultados muito satisfatórios quer na motivação e engagement dos colaboradores, quer na capacidade da empresa de se reinventar e ajustar as competências às necessidades do mundo atual", explicam os dois gestores da Worten.

 

"Queremos que os colaboradores da Worten e os jovens que integram os programas de estágio tenham diferentes oportunidades e caminhos para se desenvolverem e construírem uma carreira diversificada e repleta de desafios", afirmam.

 

A empresa aposta em programas de estágio onde os jovens possam adquirir uma efetiva experiência de trabalho, vivenciando a dinâmica de uma grande empresa. "O acompanhamento constante ao longo do estágio, bem como a aposta em proporcionar as melhores e mais atuais ferramentas de trabalho e a oferta de formação em temáticas como gestão de projeto e design thinking são, sem dúvida, fatores diferenciadores, que aliados à nossa cultura de trabalho em equipas multidisciplinares e de forte autonomia proporcionam aos jovens uma experiência muito valorizada ao longo do estágio", explicam Miguel Mota Freitas e Inês de Castro.

 

Your Time

A acrescentar ao supracitado, a empresa utiliza diversas iniciativas para reter talento, através do programa Your Time. Mais dias de férias por ano, incentivos monetários aos estudos, trabalho híbrido, com dois dias no escritório e três dias trabalho remoto, Licença sem Vencimento Worten, que permite ao colaborador ausentar-se da empresa por um período sem pôr em risco o posto de trabalho, flexibilidade horária, formação e capacitação dos colaboradores, sem esquecer a promoção de igualdade de género são algumas das medidas adotadas pela Worten.

 

Inês de Castro, Head of People da Worten



A empresa ideal para crescer

Inês de Castro sublinha que mais importante do que todas as iniciativas é a manutenção de uma cultura orientada para as pessoas. E partilha connosco a sua própria história, explicando que aos 23 anos foi-lhe diagnosticado um tumor raro. "A minha doença iria exigir uma intervenção cirúrgica de alto risco em Paris e vários tratamentos. Na altura já trabalhava em consultoria, com uma carreira promissora e este evento abalou totalmente a minha vida e as minhas perspetivas de futuro."

 

Sublinha a importância que teve o suporte e o lado humano da empresa onde trabalhava. "O Administrador da empresa, com o qual nunca tinha falado diretamente, chamou-me ao seu gabinete, deu-me um abraço e um cheque para ajudar nas despesas avultadas da cirurgia e assegurou-me que o meu lugar estaria à minha espera, independentemente do tempo que tivesse de estar ausente", recorda.

 

A Head of People da Worten partilhou que a "força e o carinho" que sentiu por parte da empresa foram muito importantes para a superação da doença. E que, no seu regresso, a gratidão à empresa e ao carinho que lhe prestaram espelhou-se na sua entrega total com elevados resultados de performance, que a levaram em pouco tempo a ser promovida.

 

Hoje, acredita que a sua experiência pessoal influenciou a forma como exerce a função de Head of People e como gere as suas equipas. "Tenho plena consciência da importância do lado humano e da diferença que faz as pessoas sentirem-se apoiadas nos momentos-chave das suas vidas e carreiras. Não tenho dúvidas que a capacidade de criar engagement tem de facto impacto nos resultados alcançados", afirma Inês de Castro. 

Miguel Mota Freitas, CEO da Worten Inês de Castro



Aproveitar as pessoas

Tal como a Inês de Castro, o percurso de Miguel Mota Freitas é um exemplo de uma empresa, neste caso um grupo, que tem sabido aproveitar o talento das suas pessoas para assegurar o seu próprio crescimento. "Desenvolvi-me profissionalmente na Sonae, onde desempenhei muitas funções, sempre nas áreas de retalho", começa por contar o CEO da Worten, prosseguindo: "Beneficiei do período de enorme crescimento da economia portuguesa, no qual a Sonae se afirmou como o maior Grupo privado português, o que me permitiu, a mim e a muitos como eu, ter sido várias vezes confrontado com desafios de mudança. Foi esse o meu caso em que, ainda antes dos 30 anos, pude participar em projetos que levaram ao desenvolvimento de novos negócios do Grupo, como é o caso da Worten, a quem tenho estado ligado desde o lançamento da marca."

 

Foi a capacidade da Sonae proporcionar aos seus colaboradores saírem da zona de conforto que fez crescer Miguel Mota Freitas e permitiu que hoje seja o CEO da Worten. Com base na sua experiência, o conselho que dá a quem está a iniciar a carreira ou se encontra em momentos de transformação, é que, "sempre que tal vos seja propiciado, tenham a coragem para aproveitar oportunidades de abraçar novos desafios profissionais, só assim podem pôr à prova o vosso talento e crescer enquanto profissionais". "Na Worten e na Sonae, faremos tudo para manter e reforçar este espírito empreendedor, continuando a promover o desenvolvimento pessoal das nossas pessoas", conclui.

Técnico quer estudantes a interagir com as organizações

À semelhança da Worten, também o Instituto Superior Técnico se associou ao projeto Talento do Futuro. Fê-lo porque, ao juntar-se a iniciativas de retenção de talentos, promove "a interação dos estudantes com as empresas portuguesas durante o seu percurso académico", explica Pedro Amaral, vice-presidente do Instituto Superior Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, prosseguindo: "Estas parcerias oferecem a estudantes oportunidades de interação com as empresas, incluindo formação complementar, contacto direto com profissionais, prémios de mérito e desafios de inovação. Esta estratégia ajuda as empresas a reter talentos e complementa a formação dos estudantes de forma aplicada à indústria."

 

A associação a este projeto "casa" na perfeição com o objetivo do Técnico, que tem como missão "formar estudantes que estejam preparados para incorporar o tecido económico". "Os estágios permitem que os estudantes adquiram experiência profissional, testem seus conhecimentos e explorem áreas de especialização", recorda Pedro Amaral, contando que no Técnico existem duas abordagens para usufruir destes estágios: alguns cursos incluem estágios no currículo; enquanto de um modo geral os estudantes são incentivados a participar em estágios de verão através da plataforma "Técnico Job Bank".

"Estas parcerias oferecem a estudantes oportunidades de interação com as empresas, incluindo formação complementar, contacto direto com profissionais, prémios de mérito e desafios de inovação." Pedro Amaral, vice-presidente do Instituto Superior Ténico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo