Gosta de leite e quer ter a possibilidade de ajudar a salvar o planeta escolhendo embalagens com maior reciclabilidade? Então a embalagem de cartão para bebidas, assética, com uma barreira à base de papel, é a escolha certa para si. Lançada em 2022, numa parceria entre a Lactogal e a Tetra Pak, está atualmente numa fase de validação tecnológica em larga escala em Portugal, envolvendo 25 milhões de embalagens, sendo que até ao momento, a Lactogal colocou mais de 14 milhões destas embalagens no mercado.
Esta embalagem de cartão Tetra Brik® Aseptic 200 Slim Leaf, feita com cerca de 80% de cartão e com uma barreira à base de papel, aumenta o seu conteúdo renovável para 90%, reduz a sua pegada de carbono em um terço (33%) e foi certificada pela Carbon Trust™.
É de facto uma embalagem de cartão para bebidas, amiga do ambiente, feita exclusivamente de materiais recicláveis e de origem responsável.
Para além dos materiais das embalagens, a Lactogal também já alterou os separadores de camada nas paletes de leite que, agora, na sua fábrica de Modivas, são de papel obtido a partir de resíduos de desperdícios de embalagens nas linhas de enchimento. Estes resíduos são entregues a um fornecedor local, para tratamento e reciclagem, que devolve à Lactogal os separadores de papel reciclado que são utilizados nas paletes dos produtos. Em 2023, a Lactogal entregou 230 toneladas de resíduos e adquiriu 118 toneladas de separadores de papel.
O mesmo acontece com os filmes de plástico flexíveis da Lactogal, que é produzido 100% a partir dos resíduos de material de embalagem de plástico.
Neste processo, estes resíduos são também entregues a um operador que os transforma em plástico flexível, posteriormente utilizado para unir os packs de 6L leite destinados a mercados específicos. Esta incorporação de material reciclado evitou, em 2023, a colocação, no mercado, de 155 toneladas de plástico "virgem" em 2023.
Todos estes projetos materializam o investimento da Lactogal no seu processo de descarbonização.
Embalagem Tetra Pak Stelo: menos 75% de plástico fóssil
A Lactogal investiu na instalação de duas novas linhas de enchimento na sua fábrica da Tocha, para reduzir o consumo de energia e garantir uma maior eficiência energética na sua operação e processo de limpeza, assegurando, assim, uma diminuição do consumo de energia primária.
A nova embalagem Tetra Pak Stelo incorpora plástico de origem biológica (biopolietileno), possuindo menos 76% de plástico fóssil do que a versão anterior, o que permitiu reduzir, em 2023, mais de 550 toneladas de plástico de origem fóssil
Mais leve e menos emissões: redução de 2,3 gramas nas taças de manteiga
Com a preocupação de minimizar o consumo de recursos (plástico), desenvolveu-se uma solução com uma menor gramagem nas suas tampas e taças de manteiga.
A solução encontrada pela Lactogal garantiu uma redução de 2,3 gramas no total da embalagem o que permitiu reduzir o consumo de 55 toneladas de plástico, em 2023, correspondente a 190 toneladas de CO2.
Nas embalagens de 125 gramas, tem menos 8% de plástico em relação à anterior. Nas embalagens de 250 gramas tem menos 14% de plástico por comparação com a embalagem anterior.