Reformas adiadas

18.10.2018 Manuel Esteves

O ministro do Trabalho anunciou, como se de um pormenor se tratasse, que centenas de milhares de pessoas vão ter de trabalhar mais anos para se poderem reformar. O primeiro-ministro não está preocupado e parece achar que a estabilidade só é importante para as empresas, não para as pessoas. Quanto ao Bloco e ao PCP fica a pergunta: foram enganados ou deixaram-se enganar?

Não há festa como esta

06.09.2018 Manuel Esteves

O silêncio do PCP não se percebe e não deixa perceber. Organiza uma festa de angariação de fundos que dá prejuízo anos a fio. Não há mesmo festa como esta, por todas as razões e mais esta.

O Facebook e a Jerónimo Martins

26.07.2018 Nuno Carregueiro

A actividade do Facebook nada tem a ver com o negócio da Jerónimo Martins e as duas empresas estão em geografias bem distintas. Mas há pontos em comum e que ajudam a explicar a reacção negativa das acções

Ainda ninguém percebeu

21.06.2018 Nuno Carregueiro

É pena que quase ninguém tenha percebido isso. A começar pelo Estado, que não se pode congratular por a dívida pública baixar meia dúzia de pontos percentuais numa altura em que o rácio continua a ser dos mais elevados do mundo e o crescimento económico é o mais forte da década

O programa de Centeno

15.04.2018 Manuel Esteves

A esquerda critica porque discorda. A direita discorda porque critica. E pelo meio Centeno faz o que antes parecia impossível: acelera o ritmo de consolidação ao mesmo tempo que trava a austeridade. Parece mentira? Chama-se crescimento económico.

Desafios do jornalismo (uma despedida)

17.02.2018 Rui Peres Jorge

Embora tema que o sector esteja preso num mau equilíbrio que carece de novas políticas e atitudes, estou convencido que é possível fazer melhor jornalismo com os jornalistas que temos. Pelo meu lado deixarei a partir desta semana de contribuir para essa mudança. Aceitei um novo desafio, também de serviço público, que abraço com o entusiasmo que já me falta no jornalismo. Para lá levo o muito que aprendi, e a gratidão aos que me ensinaram e ajudaram, jornalistas, fontes e, claro, os leitores.

A primeira pedra do bloco central

14.01.2018 Manuel Esteves

Rui Rio teve a vitória possível depois de uma campanha sofrível. Mas se a margem da vitória é estreita, já o seu alcance é bem maior do que parece e pode ser o primeiro passo para um entendimento ao centro.

Ver Mais