Para lá do Além

20.06.2017

É na tragédia que devemos ser crus, até cruéis. Perguntar porquê? Encontrar razões e responsabilidades a quente, sem permitir que a morte esfrie a vida. O que aconteceu mostra bem, talvez como nunca, o país que somos.

Será Jerónimo capaz?

12.06.2017

Sr. doutor…? "Não, não sou doutor." Sr. engenheiro? "Não sou engenheiro." Sr. arquitecto? "Também não, sou operário metalúrgico." Conta-se assim, mais doutor menos engenheiro, a entrada de Jerónimo de Sousa como deputado à Assembleia Constituinte.

Os anos da desilusão

30.05.2017

Em 2003, o PIB caía pela primeira vez em 10 anos, com a contracção mais significativa desde os anos 80. Expressões que se ouviam nesse ano? "Consolidação" e "viver acima das possibilidades", entre outras.

Zombies e outras aventuras

29.05.2017

A Cimpor vai finalmente sair da bolsa portuguesa. É um momento triste, mas pouco mais que simbólico. Aquela que foi uma grande empresa portuguesa já não é portuguesa, e já não é tão grande e poderosa como foi outrora.

Adivinhe quem veio à festa

25.05.2017

A saída de Portugal do défice excessivo foi justamente festejada pelo Governo, pelas oposições (sim, o Bloco e o Partido Comunista já não são oposição), e pelo Presidente da República, que o fez de forma isenta e justa: parabéns a Passos Coelho e parabéns a António Costa.

A fé de António Costa

17.05.2017

É preciso evitar o deslumbramento. Eis a chave para fazermos o que tem de ser feito. Marcelo tem razão. Porque está a olhar para dentro de si, a procurar travar o impulso que o faz diferente e melhor, a transmitir ao outro, o que vê tudo "rosa", e também ao outro que somos todos nós, o cuidado devido com a volatilidade do momento e com as partes que não convém, mas têm tudo para se extremar.

O partido do sms anónimo

12.05.2017

Então parece que foi assim no país do sms. Primeiro, a zelosa guardiã do castelo (Ana Catarina Mendes) enfrenta o duque (Rui Moreira) que não é da mesma corte. Caldo entornado. Estamos a falar das autárquicas no Porto. Estava a festa montada para na cidade ficar tudo como dantes, o duque que não tem partido, o ajudante (Manuel Pizarro) que esconde o partido, os amigos que partem o bolo.

A Santa Casa de António Costa

05.05.2017

António Costa resolveu embrulhar em papel de lustro o acordo que o seu governo anunciou com o chamado sector social – Misericórias e IPSS (Instituições Privadas de Solidariedade Social).

Ver Mais