Voando sobre um ninho de cucos
Nas escolas de gestão não se modifica a personalidade como no célebre filme de Milos Forman “Voando sobre um ninho de cucos”, mas podem ajudar-se os cucos a não depositarem os ovos nos ninhos errados.
Nas escolas de gestão não se modifica a personalidade como no célebre filme de Milos Forman “Voando sobre um ninho de cucos”, mas podem ajudar-se os cucos a não depositarem os ovos nos ninhos errados.
Um pouco por toda a Europa, fazem-se sentir os protestos dos agricultores. Em Portugal também. São mais um grupo profissional, mais um setor económico a fazer-se ouvir, depois dos professores, dos médicos, dos polícias, e de tantos outros menos mediáticos, chegou a vez dos agricultores. O que nos indicam estes novos movimentos de protesto?
O dilema do prisioneiro dos dois maiores partidos/coligações (o PS e a AD) é o seguinte: aceitar a eventualidade de viabilizar um governo do partido vencedor vai retirar o voto útil ao seu partido e colocar o voto útil no outro partido.
A reconstrução da confiança emergiu como um tema central no cenário pós-pandemia. A crise global de saúde, os recentes escândalos políticos, temas geopolíticos, desglobalização, guerras e o aumento da desigualdade social e económica abalaram a confiança nas instituições, governos e empresas.
Uma das lições que um engenheiro aprende é que quando planeamos construir um prédio sólido e que possa crescer em altura, é muito importante construir fundações robustas e profundas. Os edifícios mais altos do mundo são naturalmente os que têm fundações mais profundas e sólidas.
Muito se discute, por exemplo, a fórmula de financiamento. Mas porque não se discute a fórmula de financiamento a par com a forma de recrutamento? Uma e outra estão ligadas, quer se queira ou não. E debater e “derivar” a primeira sem pensar na segunda é apenas um exercício que, leve o tempo que levar, enfraquecerá mais ainda as universidades portuguesas.
A maioria dos unicórnios portugueses tem crescido e obtido reconhecimento internacional, mas nem tudo é positivo.
A educação é a chave para preparar as novas gerações para os trabalhos do futuro. O foco deve estar no desenvolvimento de ofertas formativa abrangentes, flexíveis e dinâmicas, com forte ligação à realidade económica e empresarial, fomentando experiências de internacionalização e desenvolvendo uma consciência ética para o desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa e sustentável.