No olho do furacão dos dados
Cada ano que passa, os dados digitais duplicam. Em cada ano, os dados que ficam por analisar aumentam. Todos os dias temos de decidir baseados em factos, em informação que provém de dados. Analisar, prever e optimizar.
Cada ano que passa, os dados digitais duplicam. Em cada ano, os dados que ficam por analisar aumentam. Todos os dias temos de decidir baseados em factos, em informação que provém de dados. Analisar, prever e optimizar.
Perceber o potencial de aquisição dos consumidores de pacotes ou campanhas criados pela combinação de produtos e serviços – o que na área analítica se intitula por market basket analysis ou análise de afinidade – é um valor incomensurável para a lealdade.
Os modelos conceptuais para a estratégia de marketing - 4P, 4C e SAVE - foram abordados no último artigo. Hoje finalizamos com os modelos 7P e 6W. Como não podia deixar de ser, os modelos não são imutáveis.
Confuso com o título? Não são modelos de microprocessadores nem de carros. São três acrónimos dos modelos conceptuais essenciais para a estratégia e operações de marketing. Três de muitos.
Rapidamente se percebeu que a heurística de Pólya pode ser aplicada a qualquer área, das mais complexas às mais simples. O marketing não é excepção.
Estamos cada vez mais ligados à internet (46% da população mundial). O telemóvel ocupa um lugar de destaque na comunicação com o nosso semelhante (o número de assinaturas ultrapassou a população mundial) e recorremos cada vez mais às redes sociais (1 em cada 3).
Os dados, matéria-prima da informação, tornaram-se acessíveis, baratos e ubíquos. Duplicamos, em cada ano, os dados produzidos por todos nós, indivíduos e organizações. E estamos a utilizar toda essa potencialidade?
É a mais antiga organização humana com quase 2.000 anos de existência. Mais de 1,2 biliões de seguidores espalhados pelo mundo fazem da Igreja Católica uma organização global.