Os nossos depósitos estão (mesmo) a salvo?

22.03.2013

Depois da forma desastrada como o imposto sobre os depósitos bancários em Chipre foi tratada, as autoridades nacionais apressaram-se a garantir que, por cá, as poupanças nunca serão beliscadas.

Edital à Nação

22.02.2013

Caro pensionista: se não sabe como foi calculada a sua reforma de Fevereiro procure explicações na internet. Se não tem especial queda para computadores, marque 808266266.

A dieta do FMI

24.01.2013

Quem, na semana passada, passou pelos selectos encontros do Palácio Foz teve oportunidade de ouvir um representante da OCDE a avisar que, por mais simples que possam parecer, as reformas são processos complexos que precisam de ser cuidadosamente articulados. Pode parecer uma trivialidade, mas, num encontro que teve como pano de fundo a receita de emagrecimento instantâneo do FMI, ficou-se com a sensação de que o Governo andou a bater à porta do dietista errado.

O 13.º ministro

30.11.2012

Que o Governo e os partidos da maioria tenham interesse em anestesiar os contribuintes para o maior aumento de IRS de que há memória em Portugal, é compreensível. Que seja o ainda sindicalista João Proença o promotor e facilitador desta habilidade fiscal já é um mistério insondável.

Ricos proprietários

01.11.2012

Um proprietário que tenha uma bela casa, com valor fiscal de um milhão de euros, vai pagar uma taxa de solidariedade de pelo menos 5.000 euros este ano e 10.000 euros de 2013 em diante. Um grande proprietário, que tenha um portefólio de dez, 20 prédios, no valor de nove milhões de euros, não pagará taxa de solidariedade nenhuma, apesar de ser bem mais abastado do que o primeiro. Faz sentido?

A contribuição envergonhada

18.10.2012

Quase não há Orçamento do Estado que não tenha a sua bizarria. Já tivemos um limiano, um das fraldas, outro dos preservativos, outro das "piquenas e médias empresas" e outro ainda do leite achocolatado. A bizarria deste ano chama-se "contribuição".

Ver Mais