Fragilidades e redução de danos

19.10.2018

A remodelação reforçou o centro político do Governo. De um lado Mário Centeno a controlar o Orçamento, do outro António Costa em campanha. Equilíbrios difíceis, mas mais tracção governamental, enquanto sopram tempestades em várias periferias.

Encobrir o encobrimento

12.10.2018

A saga de Tancos começou por ser um vexame militar, tornou-se arma de arremesso partidário e ameaça contagiar as mais altas instâncias políticas. Quase todos, militares e civis, dizem não saber de nada. Possível, mas inverosímil. Ao desaparecimento sucedeu uma encenação de achamento, que precisaria de comprometer o poder político. Até quando?

Dizem que "mata, mas limpa"

04.10.2018

A irresponsabilidade e a impunidade corroem a confiança nas democracias. Já chegava a indomável velocidade de comunicação das emoções populares; também os discursos incendiários carregados de paixão se propagam mais longe e mais depressa do que os argumentos baseados na razão.

É provável que seja falsa

28.09.2018

O falatório geral parece tudo normalizar. Até os ódios e o fanatismo. As percepções arriscam-se a ser demasiado enganadoras. E a falsificação da imagem e do argumentário nem sempre é detectável. Contudo, há precauções e combates urgentes para travar encobrimentos e mentiras. É preciso desmascarar a manipulação.

Talvez falte um levantamento vigoroso

21.09.2018

Marcelo e Costa foram mais rápidos do que se pensava. Num país desconfiado dos políticos e da justiça, a liderança da Procuradoria-Geral da República não é indiferente. Ficou um sinal de continuidade, mesmo não continuando Joana Marques Vidal. Um país à procura de justiça quando se desvaloriza o trabalho e se rompe o contrato social.

Cacarejares e outras falas

14.09.2018

Nas palavras pulsam várias vidas, escreve Manuel Alegre. E muitas povoam o nosso ouvido sem deixar memória. Muito presente que não chega a passado. 10 anos após a queda do Lehman Brothers, pouco ou nada se aprendeu. Continuamos a insuflar bolhas…

Zumbidos de campanha

07.09.2018

O regresso à política já não é o que era, diz Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente e sempre comentador. Marcelo diz que é cada vez mais difícil ser Presidente, ser Governo e fazer oposição. Tempos difíceis para muitos. E tempos de campanha exigente em Portugal e na Europa.

Folha de assentos

10.08.2018

Os elementos andam em convulsão. O fogo devora quilómetros em poucas horas. Indomável, prova que é ainda limitado o nosso domínio da natureza. Parecemos condenados a este padecimento e impotência, apesar dos aviões e dos milhares de combatentes.

Ver Mais