A estratégia de "cada um por si e todos contra Trump" do BCE

02.10.2019

O BCE nega veementemente que siga uma política de taxa de câmbio, pois sabe que isso está completamente fora do seu mandato. Mas é-lhe, muito simplesmente, impossível negar que a sua política se faça à custa dos parceiros comerciais da Europa. A situação é inquietantemente parecida com as desvalorizações competitivas dos anos 30.

A contenção do BCE chega ao fim

11.08.2019

Ao procurar justificar a nova fase de política monetária expansionista do BCE, Draghi referiu-se várias vezes à rápida deterioração do setor industrial europeu. O ainda presidente do BCE quer uma política monetária que ajude a uma política orçamental mais expansiva, necessária para revitalizar a economia europeia.

De um Brexit sem acordo para um acordo de não-Brexit

04.02.2019

O que é mais importante: insistir no princípio de que os países anfitriões pagam pelo fornecimento de todos os benefícios sociais, ou manter o Reino Unido na UE? Para quem está genuinamente comprometido com o projeto europeu, a resposta deve ser óbvia.

Europa dá finalmente o tiro de partido para uma força militar

02.12.2018

Se França está mesmo decidida a avançar com a fusão de exércitos nacionais numa força de defesa conjunta sob um comando central da UE - e não apenas uma força de intervenção para as suas antigas colónias africanas - Macron poderá garantir o seu lugar nos livros de história. Há muito trabalho a fazer. Mas se isso acontecer, terá de agradecer a Trump.

A Europa não deve retaliar contra o proteccionismo dos EUA

28.03.2018

A UE deve assegurar que é um verdadeiro bastião do livre comércio, mesmo se os Estados Unidos agirem como reduto do proteccionismo. Isto significa que não deve sacrificar os interesses dos seus cidadãos em benefício dos lóbis agrícolas de França nem das necessidades de financiamento da Comissão.

Salvar a livre circulação na Europa

24.08.2016

Aqueles que se concentram apenas na retórica nacionalista raivosa, ouvida em alguns cantos da campanha a favor do Brexit, ignoram a verdade maior. A menos que a UE abandone o princípio da inclusão, essa retórica vai crescer ainda mais - e mais saídas serão inevitáveis.

Um duplo teste para a União Europeia

07.06.2016

O Reino Unido pode ter sido apenas marginalmente envolvido no financiamento da resposta da UE à crise mas, internamente, crescem os receios de que o país e os seus contribuintes venham um dia a ter de socorrer países do Sul da Europa e os bancos da UE.

Ver Mais