A escolha de Israel

04.04.2024

É certo que Israel nunca perderá a guerra, mas é igualmente certo que, mantendo o caminho agora escolhido por Benjamin Netanyahu, nunca conquistará a paz.

Montenegro e Cavaco

02.04.2024

A estratégia de Luís Montenegro vai ser a de vitimizar-se, apontando à oposição responsabilidades pelas medidas que a geometria política do Parlamento o for impedido de concretizar. À semelhança do que fez, com sucesso, Cavaco Silva. Lembra-se?

Um estado de graça alargado

01.04.2024

Nesta chegada a São Bento, Luís Montenegro conduzirá o Governo numa estrada larga e de boa visibilidade. O desafio está em aproveitar esta vantagem inicial, tornando-a duradoura, evitando que a estrada se transforme numa rua sem saída.

“Com o Chega não contarás”

27.03.2024

Ao colocar-se à margem de qualquer entendimento com o futuro primeiro-ministro, Luís Montenegro, o presidente do Chega está a desbaratar o capital de confiança que lhe foi entregue, transformando-o apenas num instrumento de oratória trauliteira.

Os tempos da política

25.03.2024

Os próprios políticos apropriaram-se deste tempo rápido para captar eleitores, privilegiando o momento em detrimento do médio prazo.

Entre a cigarra e a formiga

24.03.2024

A governação de Montenegro será assolada por ventos contrários. Os corporativos e sindicais, que pressionam a despesa pública, e os da supervisão, que exigem prudência orçamental.

Guerra e paz

21.03.2024

A Europa não pode ficar dependente dos Estados Unidos nem à mercê da Rússia. A força da UE como bloco com peso à escala global tem de ser transversal e passa, igualmente, por ter um política de defesa comum. Sem este pilar, a UE limita-se a ser um mero figurante num palco dominado por protagonistas.

O plano que é B antes de ser A

19.03.2024

A Fosun tem vindo a passar a mensagem de que uma saída do BCP é apenas um “plano B”. O segredo é alma do negócio e este não foge à regra, o que significa que antes de serem A todos os planos são B.

Ver Mais