O abraço cauteloso da Fed ao dólar digital

25.02.2022

À medida que outros bancos centrais lideram a introdução de moedas digitais, alguns temem que a Fed possa vir a estar na posição de Eastman Kodak quando a fotografia digital chegou ou dos relojoeiros mecânicos suíços quando os relógios digitais se tornaram omnipresentes.

Porque está o FMI a tentar ser uma agência de ajuda?

24.01.2022

Atendendo a que o FMI está atualmente estruturado como um fundo rotativo, rapidamente ficaria sem dinheiro se perdoasse todos os seus empréstimos, como várias ONG estão sempre a pedir-lhe que faça. A única maneira de isso não acontecer era se as economias avançadas concordassem em reabastecer o poço, algo que aparentemente abominam fazer.

A sensata escolha de Biden para a Fed

29.11.2021

Não há opções fáceis para a Fed neste momento, e isso também seria certo se fosse Brainard, e não Powell, a ficar com as rédeas do banco central. Por isso, no fim de contas, há que saudar Biden por compreender que, independentemente da pressão política exercida sobre a sua Administração para controlar a Reserva Federal, foi preferível afirmar a independência do banco central – e a sua.

Será esta COP diferente?

09.11.2021

Mesmo se um imposto global sobre o carbono fosse magicamente aprovado, o mundo ainda precisaria de um mecanismo que transferisse recursos e conhecimentos para as economias em desenvolvimento.

O dilema imobiliário da China

14.10.2021

Com a taxa de desocupação de imóveis na China urbana a fixar-se atualmente nos 21%, as autoridades têm plena noção da necessidade de transferir recursos produtivos para outros setores.

De regresso aos anos 70?

03.09.2021

A humilhante derrota da América no Afeganistão é um grande passo rumo à reconstituição da tempestade perfeita que provocou uma desaceleração do crescimento e uma inflação muito elevada na década de 1970.

É de apontar o dedo aos bancos centrais pelo aumento da desigualdade?

06.08.2021

A ideia de que a política de taxas de juro de um banco central pode e deve ser a principal força motriz por detrás de uma maior igualdade de rendimentos é espantosamente ingénua, independentemente de quantas vezes é afirmada. Os bancos centrais podem fazer mais para lidar com o problema da desigualdade, particularmente através da política regulatória, mas não podem fazer tudo.

Debaixo do vulcão latino-americano

09.07.2021

Os dados económicos da América Latina em 2021 que foram divulgados até agora só são bons no sentido em que não são tão maus como em 2020, quando o PIB caiu 7%.

Ver Mais