Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A meta de inflação de 2% dos bancos centrais não é a linha de chegada

19.03.2024

O desafio que os bancos centrais enfrentam não é tanto trazer a inflação de 3% para 2% – o "quilómetro final" da corrida desinflacionista – mas sim mantê-la nesse nível durante tempo suficiente para que as pessoas deixem de se preocupar com a possibilidade de os preços subirem novamente amanhã.

O verdadeiro problema da economia da China

25.09.2023

Recordemos que a taxa de poupança da China é extraordinariamente elevada, e assim se mantém, apesar dos esforços das autoridades na última década para fomentar o consumo doméstico como motor de crescimento.

Virar a página da desigualdade?

24.05.2023

Há casos em que as famílias de baixos rendimentos sofreram perdas menores no poder de compra que as famílias mais ricas. É o caso na Alemanha, onde ser proprietário de uma casa é menos comum, e em França, onde o preço da energia se manteve baixo para as habitações.

O efeito estabilizador da inflação

12.10.2022

As pré-condições para uma crise financeira estão reunidas. No entanto, até agora, a volatilidade do mercado tem sido limitada. Por que é, desta vez, diferente?

Como a Europa pode aguentar sem o gás russo

14.09.2022

Ao longo dos últimos meses, os preços do gás e da eletricidade na Europa dispararam quase 100% para níveis sem precedentes, depois caíram em cerca de um terço, e têm agora subido novamente desde que a Rússia anunciou que a operação no Nord Stream 1, o seu gasoduto para a Alemanha, iria manter-se suspensa indefinidamente.

A guerra de Putin está a fazer subir os preços das matérias-primas?

14.04.2022

Poder-se-á assumir que a guerra na Ucrânia levada a cabo pelo presidente russo, Vladimir Putin, é a principal causa da subida dos preços da energia e de outras matérias-primas. Afinal de contas, a Rússia é o maior exportador mundial de petróleo e de produtos petrolíferos – e, em conjunto com a Ucrânia, representa um terço das exportações globais de trigo e cevada. Mas há duas razões de peso para questionar esta explicação.

O susto da inflação da covid

25.10.2021

A forma mais simples de olhar além do aumento temporário dos preços criado pelo efeito de base causado pela covid em 2020 é calcular a inflação nos últimos 24 meses, em vez de 12.

Ver Mais
Mais lidas
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio