Recursos essenciais para enfrentar o futuro

29.05.2023

Ter gratidão pela vida envolve apostar forte na prevenção da nossa saúde física e mental. Ter espanto pela Natureza envolve preservá-la, mesmo que isso exija alterar comportamentos, práticas ou normas. Ter admiração pelos outros, envolve respeitá-los e valorizá-los, desde as crianças aos idosos.

Estamos a perder a oportunidade do século!

02.05.2023

Aquilo que é uma tempestade perfeita para a Economia tem sido a bonança perfeita para a gestão da dívida pública e para a sustentabilidade da Segurança Social.

A Liderança em 13 minutos

04.04.2023

Tivesse Portugal a sorte de ter 100 Ruis Nabeiros a criar 100 Delta Cafés em 100 vilas e cidades, e o nosso país seria muito diferente com índices de desenvolvimento económicos e sociais muito mais elevados.

O Poder – para o Bem e para o Mal

07.03.2023

Quando um CEO acumula o cargo de chairman, esse é um mau sinal para a saúde e futuro da empresa. Num contexto político, é essencial ter um Presidente e um primeiro-ministro, como previsto por exemplo na Constituição Portuguesa. Quando um governante mina a separação de poderes esse é um caminho perigoso que pode conduzir à autocracia.

Metaverso vs. ChatGPT – qual vai mudar o mundo?

31.01.2023

As inovações que transformam o mundo não são as radicais mas aquelas que se baseiam em tecnologias moderadamente inovadoras e que combinam os seus elementos de forma poderosa e acessível. A anunciada revolução da inteligência artificial chegou.

Crescimento ou igualdade: qual o caminho para a prosperidade de Portugal?

03.01.2023

Portugal tem condições intrínsecas únicas para ser um polo de atração de pessoas, talento, turismo e atividades empresariais ligadas à prestação de serviços e bens transportáveis. Com o modelo certo, Portugal pode brilhar como polo económico avançado e próspero no contexto europeu.

A Bolha Cripto rebentou com estrondo. E agora?

06.12.2022

Os protagonistas menos éticos irão aproveitar o estertor do ecossistema para tentar roubar e fugir. Os mais ingénuos irão assumir as culpas e pedir desculpa pelos excessos. E alguns, que até tinham uma gestão credível poderão ser apanhados nas ondas de choque e ir abaixo. Só os mais fortes, com gestão prudente e que desempenham um papel indispensável no ecossistema sobreviverão.

O crescimento sustentado da economia portuguesa

02.11.2022

Deve haver uma aposta na redução fiscal para famílias com mais filhos e para cidadãos que apostem na educação, bem como para empresas que decidam sediar atividades em Portugal e que reinvestem os seus lucros em inovação, desenvolvimento e talento.

Ver Mais