Ventura não se importa que o chamem Pedro Nuno

09.02.2024

Tal como fizeram outros partidos populistas de direita radical na Europa, o Chega está a mudar a mensagem económica para a defesa de um Estado social para “os que merecem” e do ataque ao liberalismo. O potencial eleitoral, à direita e à esquerda, é real.

A economia portuguesa não vai tão mal como a pintam

01.02.2024

O discurso catastrofista e de comparação desfavorável feito pela oposição, sobretudo à direita, faz parte da venda de uma narrativa eleitoral alternativa à do PS – que, tal como a do PS, tem a sua dose de colisão com a realidade.

As estantes do nosso descontentamento

26.01.2024

O marketing moralizador à volta da fuga ao Fisco de Escária é uma instrumentalização da nossa indignação e apatia, desenhada para aumentar o “bottom line” e o “earned media” de uma empresa cujos esqueletos fiscais não cabem numa estante.

A nova radicalização dos jovens à direita

19.01.2024

A penetração do Chega nas camadas mais jovens deve ser encarada além destas legislativas – Ventura está a plantar sementes. Pode ser que parte destes jovens se moderem ao crescer, como aconteceu à esquerda? Sim. Mas esta nova radicalização não deixa de ser uma novidade importante já hoje, com impacto potencial no futuro próximo.

Contos exemplares: o caos na Global Media

12.01.2024

A crise no grupo de comunicação social mostra a ausência de regulação, que continua a ter poder para atuar de forma robusta. A Global não deve ser “salva” pelos contribuintes, mas tem potencial para lançar um debate necessário sobre o apoio público ao jornalismo. A luta dos seus jornalistas é admirável, mas convive com a hipocrisia geral da classe.

Esquerda, direita e a (verdadeira) literacia financeira

05.01.2024

Tem sido interessante, à boleia de uma proposta da IL chumbada no Parlamento, ver o debate ideológico à volta do que se chama “literacia financeira”. Entre pontos válidos e menos válidos é notória alguma incompreensão sobre literacia financeira - e sobre o seu impacto potencial.

A Farfetch vende roupa, mas andava nua

22.12.2023

Quando a maré baixa – e a maré baixa sempre – confirma-se a máxima do lendário Warren Buffett: “é quando vemos quem tem andado a nadar nu”. A Farfetch, fundada e gerida por José Neves, vende roupa de luxo, mas andava a nadar no mercado financeiro sem roupa.

Ver Mais