Outros sites Medialivre
Notícia

Gira o orçamento com a ajuda da Internet

Manter uma rédea curta nas despesas é mais fácil com a ajuda de um "gestor de finanças pessoais" virtual.

31 de Outubro de 2013 às 00:01
A apresentação do iPhone5
  • Partilhar artigo
  • ...

A melhor forma de garantir que não sobra mês no fim do salário é manter um controlo apertado sobre as despesas, somando o que se gasta para ter a certeza que não ultrapassa o que se ganha. Ir apontando tudo num bloco é moroso e pouco prático. Pela Internet é bem mais fácil. Uma boa maneira de começar é pelo seu próprio banco. Millenniumbcp, BES, Santander, ActivoBank ou Banco Best são exemplos de instituições que já disponibilizam nos seus "sites" e nas aplicações para "smarthphone" um gestor de finanças pessoais que de forma automática permite acompanhar quanto entrou na conta e quanto já saiu desde o início do mês.

As funcionalidades não ficam por aqui. O "gestor" arruma de forma automática as despesas em categorias, permitindo acompanhar quanto se está a gastar em supermercado, vesturário, telecomunicações, créditos, entre outros. Perceber onde se está a gastar o dinheiro é fundamental para saber onde se pode cortar e poupar. O "software" também regista quanto se põe de parte todos os meses. Cada um põe o que consegue, mas os especialistas recomendam que se poupe cerca de 30% do rendimento mensal.

Se o seu banco não oferece esta possibilidade pode sempre recorrer a "sites" ou aplicações para "smartphone". Um bom ponto de partida é o endereço "www.todoscontam.pt", o "site" de educação financeira criado pelo Banco de Portugal, a CMVM e o Instituto de Seguros de Portugal. Lá encontra um simulador muito completo que permite fazer o cálculo mensal, trimestral, semestral e anual. A diferença é que o montante global das várias categorias de despesas tem de ser introduzido pelo utilizador. Não se esqueça de incluir no orçamento todas as despesas, mesmo as mais extenporâneas, como o seguro do carro e da casa ou o IMI. Nas lojas de "apps" para telemóveis encontra programas que também permitem inserir as despesas por categoria de forma a acompanhar o orçamento mensal.

Além do gestor de finanças pessoais, na Internet também encontra vários simuladores que podem ser muito úteis para perceber quanto pode render uma aplicação, quanto vai pagar por um crédito, ou quanto precisa de poupar para ter determinado rendimento na reforma. Procure-os nos "sites" dos bancos, dos supervisores financeiros ou em www.negocios.pt.

 
Soluções "on-line"

"Sites" dos bancos 

Alguns bancos disponibilizam no "site" ou nas "apps" para "smartphone" um gestor de finanças pessoais que regista as entradas e saídas de dinheiro da conta, catalogando automaticamente as despesas de forma a perceber onde mais se gasta.

 

www.todoscontam.pt

O "site" de literacia financeira criado pelo Banco de Portugal, CMVM e ISP disponibiliza vários simuladores e calculadoras.

 

"Apps"

Nas lojas de aplicações para iPhone, Android ou Windows Phone encontra várias soluções para controlar o orçamento ou garantir que não se esquece de pagar as contas.

Mais notícias