Notícia
SEC investiga elite de Wall Street à caça de manipuladores
A Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, autoridade reguladora do mercado de capitais, intimou judicialmente as maiores empresas e fundos de cobertura de risco de Wall Street, num esforço para endurecer a linha perante as suspeitas de manipulação dos títulos da Lehman Brothers e do Bear Stearns, afirmaram à Bloomberg três fontes próximas do processo que preferiram manter o anonimato.

A unidade de fiscalização da SEC solicitou informações a bancos de investimento, incluindo o Goldman Sachs, Deutsche Bank e Merrill Lynch, segundo duas das fontes. Uma delas explicou que a SEC está à procura de registos de transacções e e-mails.
A SEC emitiu ontem uma ordem de emergência destinada a limitar a capacidade dos operadores de apostarem na queda das acções de algumas das maiores entidades financeiras do país, como a Fannie Mae, a Freddie Mac e a Lehman Brothers.
O “chairman” da SEC, Christopher Cox, disse à comissão do Senado para a banca que a autoridade reguladora do mercado de capitais impôs uma “exigência” sobre as vendas curtas em companhias de financiamento hipotecário e empresas de Wall Street. Essa exigência proíbe a prática conhecida como “naked short selling”, através da qual os operadores evitam o encargo financeiro de comprarem títulos quando apostam que eles vão cair.
“Além desta ordem de emergência, vamos definir algumas regras para lidarmos com estes mesmos aspectos em todo o mercado”, referiu Cox, citado pela Bloomberg. Cox adiantou que a SEC está a tentar apurar até que ponto é que transacções ilegais poderão ter contribuído para o colapso do Bear Stearns em Março e para a queda de 80% do valor de mercado da Lehman Brothers este ano.
“A SEC está a tentar determinar até que ponto é que houve manipulação ilegal dos preços de mercado e isso é muito mais fácil de fazer se a abrangência da investigação for vasta”, comentou por sua vez um professor de Direito da Universidade de Boston, Tamar Frankel.
Mais de 50 fundos de cobertura de risco, incluindo a SAC Capital Advisors e o Citadel Investment Group, receberam também intimações judiciais por parte da SEC, de acordo com as fontes contactadas pela Bloomberg.
A SEC, Deutsche Bank, Lehman Brothers e Merrill Lynch escusaram-se a fazer comentários à Bloomberg relativamente às referidas intimações judiciais.