Notícia
Euro abaixo dos 1,17 dólares com especulações que BCE vai baixar juros
O euro seguia a descer pela sexta vez em oito sessões, com especulações que o Banco Central Europeu vai voltar a descer os juros este ano, com o objectivo de reanimar a debilitada economia europeia.
O euro [EUR] perdia 0,33% para os 1,1677 dólares, na sexta sessão que perde valor entre os últimos oito dias, período em que a moeda única apurou uma queda de quase 2%.
Apesar da autoridade monetária europeia ter reduzido na passada quinta-feira a taxa de juro da Zona Euro, de 2,5 para 2%, o mercado aguarda novo corte no preço do dinheiro nos países que utilizam o euro.
O objectivo do BCE deverá ser reanimar a economia europeia, que este ano deverá crescer três vezes menos que os Estados Unidos, comparando as estimativas hoje divulgadas pela Federação Bancária Europeia e a Blue Chip Economic Indicators.
A taxa de juro nos EUA está nos 1,25%, pelo que uma redução no custo do dinheiro na Europa vai reduzir o diferencial de taxas entre as duas regiões económicas, uma das razões que tem sustentado a apreciação do euro este ano.
A ajudar o dólar estava ainda a valorização dos mercados accionistas em Wall Street, que sinaliza um aumento da procura da divisa norte-americana.