Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa de Lisboa passa para terreno positivo

O BVL30 passou, hoje, para terreno positivo, apresentando desde o início do ano uma valorização de 0,694%. Segundo diversos analistas tudo aponta para que esta tendência de alta se mantenha até ao final do ano.

25 de Novembro de 1999 às 12:58
  • ...
O BVL30 passou, hoje, para terreno positivo, apresentando desde o início do ano uma valorização de 0,694%. Quanto ao PSI20, ainda continua em terreno negativo ao assinalar uma desvalorização desde o início do ano de 0,752%. Segundo analistas contactados pelo Canal de Negócios «em princípio tudo aponta para que a esta tendência de alta se mantenha até ao final do ano, a não ser que haja alguma surpresa desfavorável de um indicador norte-americano, ou uma nova subida da taxa de juro».

Recorde-se que o BVL30 atingiu o mínimo do ano no dia 15 de Setembro. Nessa altura, ao atingir os 4.182 pontos registava uma desvalorização de cerca de 13% desde o inicio do ano.

Um dos analistas afirmou que «o mercado neste final de ano conheceu novos desenvolvimentos, que contribuíram para melhorar a sua performance, como foi o caso da resolução do negócio Champalimaud/BSCH, com as instituições do grupo a registarem ganhos». No entanto, o analista ainda salientou que «a melhoria da performance dos fundos no final do ano é normal, o que torna a Bolsa mais positiva, ou no caso português, menos negativa». Quanto ao PSI20 o analista referiu que «existem determinadas títulos que estão com pouco volume e que deverão sair do índice no final do ano», acrescentando ainda que «no mercado de futuros neste momento há mais posições de compra do que de venda, o que leva a crer que o mercado deverá testar brevemente a barreira dos 11 mil pontos».

Já outro analista contactado pelo Canal de Negócios, afirmou que «a Bolsa portuguesa desde o início do ano acompanhou os mercados europeus, no entanto, registando quebras superiores». Segundo este especialista, «a recuperação dos mercados accionistas no final do ano deve-se a uma conjuntura internacional favorável, em conjugação com as condições benéficas vividas no mercado português». Para o analista «estas condições favoráveis são devido aos últimos acontecimentos vividos no sector bancário, que foi visível na valorização da Mundial Confiança e do Banco Pinto & Sotto Mayor e as apreciações verificadas nas telecomunicações, quer no grupo Portugal Telecom, através da operadora fixa e da PT Multimedia, quer através da Telecel, que iniciou uma recuperação desde a apresentação dos seus últimos resultados trimestrais». Por fim o analista ainda salientou «as últimas notícias vindas a público sobre a eventual fusão das duas distribuidoras, que também contribuíram de forma positiva para o mercado, visto que, se verificaram fortes valorizações, quer na Modelo Continente, quer na Jerónimo Martins». Contudo, o mesmo especialista frisou que «não podemos esquecer a consolidação financeira no sector bancário, que ainda registará novos episódios nos próximos tempos, possibilitando assim um novo fôlego na Bolsa nacional».

Às 12h40, o BVL30 registava uma valorização de 1,12% para os 4.831 pontos, enquanto o PSI20 ascendia aos 10.922 pontos, observando uma valorização de 1,1%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio