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Empresas de media beneficiam do crescimento da publicidade

A televisão é o maior canal de publicidade em Portugal com uma quota de 57,8% do mercado em 1998. No entanto, é esperado um aumento devido ao crescimento económico e à liberalização do mercado das...

04 de Janeiro de 2000 às 16:40
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A televisão é o maior canal de publicidade em Portugal com uma quota de 57,8% do mercado em 1998. No entanto, é esperado um aumento devido ao crescimento económico e à liberalização do mercado das telecomunicações. Ainda assim, os analistas da MC Corretagem esperam um forte crescimento da publicidade no sector media assim como na Internet e TV por Cabo. Este crescimento beneficiará as empresas que actuam na área dos media.

Lusomundo é o grupo português com maior diversidade na área do Multimedia em Portugal, tendo participações na área do cinema, video, música, televisão, rádio e jornais. A Lusomundo detém o Diário de Notícias e Jornal de Notícias, tal como a rádio TSF. A «holding» do sector dos media celebrou recentemente um acordo com a TV Cabo com o objectivo de se tornar accionista no canal Telecine, tendo, entretanto, vendido a sua posição na TVI. Os analistas estabelecem um «price target» de 11,4 euros (2.285 escudos) a 12 meses, atribuindo a recomendação de «strong outperform». Face à cotação às 16h00, a Lusomundo transacciona 22,8% acima do «price target» estabelecido.

«A Cofina tem se revelado um “player” na área do multimedia ao fazer recentes aquisições neste sector» revela a MC Corretagem. A «holding» de Paulo Fernandes controla 20% da Investec e celebrou um acordo com a Impala, com o objectivo de obter o controlo da «holding» que detém uma participação de 33% da SIC e tem ainda participações no jornal «Record» e na revista «Máxima».

A PT Multimedia, que detém a TV Cabo com uma quota de mercado de 93%, também detém a Telepac, líder no mercado português de ISP (Internet Services Providers) com um «share» de 72%. A empresa do Grupo Portugal Telecom (PT) detém ainda uma participação de 25% nas Páginas Amarelas e o «Sapo», um portal na Internet com mais de sete milhões de páginas visitadas por mês.

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