Notícia
Catalunha duplica taxa turística e reverte 25% para políticas de habitação
O impacto mais substancial vai ser sentido em Barcelona. Um turista que fique num hotel de cinco estrelas pode vir a pagar 15 euros por noite.
A Catalunha vai duplicar a taxa cobrada aos turistas por pernoitarem na região, com 25% dos fundos angariados a serem canalizados para políticas de acesso à habitação. Até agora, metade do valor da taxa destinava-se a promover o turismo na região.
A medida deve ser ratificada esta tarde e, quando avançar, vai ter um impacto substancial na cidade de Barcelona. Os hotéis de cinco estrelas, que atualmente cobram aos seus hóspedes uma taxa de 3,50 euros, vão passar a cobrar 7 euros por noite. Já nos hotéis de quatro estrelas a taxa passa de 1,70 para 3,40 euros, enquanto as habitações de uso turístico – como os Airbnb – vão passar a ter de cobrar uma taxa de 4,50 euros por noite.
No que diz respeito aos barcos de cruzeiro, os viajantes que permaneçam menos de um dia na cidade condal terão de pagar uma taxa de 6 euros, enquanto os que passem mais de 24 horas vão passar a pagar 4 euros por dia.
Os restantes estabelecimentos que não se enquadrem nas categorias já apresentadas passam a ter de cobrar uma taxa de dois euros.
No entanto, há que ter ainda em conta a taxa municipal de quatro euros que cada turista tem de pagar. O chamado "recargo municipal" pode também vir a duplicar em Barcelona, caso a câmara da cidade assim o entenda, passando para um total de oito euros. Sendo assim, um turista que fique num hotel cinco estrelas pode vir a pagar 15 euros por noite – com 3,75 euros a serem canalizados para políticas de acesso à habitação.