Notícia
EDP ganha novo projeto offshore flutuante em França com Ocean Winds
Com uma capacidade total instalada de aproximadamente 250 MW, o projeto produzirá cerca de 1 TWh de eletricidade limpa por ano – o suficiente para satisfazer as necessidades energéticas domésticas de cerca de 500.000 pessoas.
A Ocean Winds (OW), joint-venture da EDP Renováveis e da francesa Engie para a energia eólica offshore, garantiu em leilão um novo projeto com base em tecnologia flutuante, denominado Eoliennes Flottantes d’Occitanie (EFLO), em parceria com a instituição pública de investimento Banque des Territoires.
O leilão foi promovido pelo ministério francês da Indústria e Energia e o projeto arrematado abrange uma das duas zonas de desenvolvimento exclusivas definidas no concurso AO6, nas águas do Golfo de Leão, no mar Mediterrâneo.
Com uma capacidade total instalada de aproximadamente 250 MW, o projeto produzirá cerca de 1 TWh de eletricidade limpa por ano – o suficiente para satisfazer as necessidades energéticas domésticas de cerca de 500.000 pessoas, refere a EDP em comunicado.
"Este novo projeto reforça a confiança do Governo francês na Ocean Winds como parceiro de confiança na energia eólica offshore", comentou Craig Windram, CEO da Ocean Winds, referindo os três projetos neste momento em construção no país:Îles d’Yeu et de Noirmoutier; Dieppe Le Tréport; e EFGL. A Ocean Winds tem um portefólio global de 18,8 GW.
Estes incluem o projeto offshore flutuante Eoliennes Flottantes du Golfe du Lion (EFGL), uma central eólica offshore flutuante de 30 MW no Golfo de Leão, e dois projetos fixos no fundo do mar de 500 MW: Îles d'Yeu et Noirmoutier e Dieppe Le Tréport.
A OW e o Banque des Territoires assinaram já uma "Carta de Compromisso para Contribuir para a Estruturação Regional de um Setor Industrial Francês" com seis clusters regionais franceses, incluindo o Wind'Occ.