Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Telefónica em conversações para uma eventual fusão

A Telefónica, a maior operadora de telecomunicações espanhola, está em conversações para estabelecer uma aliança ou até mesmo uma eventual fusão com a Telecom Italia e com a British Telecom (BT). A...

13 de Dezembro de 1999 às 12:03
  • ...
A Telefónica, a maior operadora de telecomunicações espanhola, está em conversações para estabelecer uma aliança ou até mesmo uma eventual fusão com a Telecom Italia e com a British Telecom (BT). A operadora espanhola encontra-se em conversações com a sua congénere italiana, a Telecom Italia, para uma eventual aliança, ou até mesmo uma eventual fusão no mercado sul-americano. Do mesmo modo, hoje o «Sunday Times» avançou com uma possível fusão entre a Telefónica e a BT.

Os mercados alvos para a operação com a operadora italiana, serão o Brasil e o Chile. A Telefónica é a maior operadora estrangeira a actuar na América Latina e efectuou a sua internacionalização com o objectivo de defender os seus resultados. A Telefónica já investiu no mercado sul americano cerca de 9,87 mil milhões de euros (1,978 mil milhões de contos) na compra de operadoras locais. Contudo, estes mercados encontram-se em recessão, o que provocou já uma redução dos seus lucros, que noss primeiros nove meses do ano registaram uma quebra de 67%.

A Telefónica no Chile registou uma perda de 27 milhões de euros (5,413 milhões de contos), entre Janeiro e Setembro deste ano, enquanto que os investimento no Peru, verificaram uma quebra de 40%, tal como nas operadoras participadas na Argentina, Venezuela e Brasil.

A Telecom Italia tem participações no Brasil, Argentina e Chile. A operadora italiana, que é controlada pela Olivetti, quer agora comprar a Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT), uma operadora controlada pela Telefónica. Quanto à Tele Centro Sul Participações, a maior unidade da Telecom Italia no Brasil, planeia investir cerca de 1,02 mil milhões de euros (204 milhões de contos) no próximo ano, com o objectivo de construir uma rede de longa distância e de transmissão de dados de alta velocidade.

Ainda hoje, o Sunday Times, referiu que a Telefónica e a BT encontram-se em conversações sobre uma eventual fusão. O que caso se vier a confirmar, dará lugar a um gigante de telecomunicações com um valor de 221,17 mil milhões de euros (44,34 mil milhões de contos). Os analistas consideram que a hipótese de fusão entre as duas operadoras, seria a melhor opção para a operadora espanhola, pois uma união com a BT possibilitaria à Telefónica adquirir uma maior presença no mercado europeu. Deste modo, a BT garantia à operadora espanhola a liderança na rede fixa e móvel no sul da Europa, assim como facilitaria o acesso ao mercado latino americano.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio