Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da SATA diz que resultados financeiros da empresa estão a melhorar

O Grupo SATA manteve nos primeiros nove meses de 2024 a tendência de crescimento já registada em 2023, mas o resultado líquido acumulado era, ao fim desse período, negativo em 43,6 milhões de euros.

DR
16:30
  • ...

O presidente da administração do Grupo SATA, Rui Coutinho, garantiu esta quinta-feira que os resultados financeiros da companhia aérea açoriana "estão a melhorar", apesar do elevado volume de dívidas que vêm do passado e que influenciam negativamente as contas.

"Já no mês de novembro conseguimos mais receitas, no mês de dezembro conseguimos mais receitas e no mês de janeiro deste ano conseguimos mais dois milhões de euros, comparativamente ao ano passado, quase com a mesma produção", explicou o administrador da companhia aérea açoriana, ouvido na Comissão de Economia do parlamento açoriano, reunida em Ponta Delgada.

A audição foi proposta pela bancada do PS na Assembleia Legislativa dos Açores, para conhecer mais pormenores sobre do plano de sustentabilidade da SATA, apresentado em janeiro deste ano à comunicação social, mas só na quarta-feira enviado aos deputados.

"Isto é um desrespeito para com os deputados e para com o parlamento", lamentou Luís Leal, deputado socialista, referindo-se ao lapso de tempo entre a apresentação pública do documento e o envio oficial do plano ao órgão máximo da autonomia regional.

O presidente da SATA admitiu a culpa pelo atraso, justificando a demora com a tentativa de entregar informação "o mais atual possível", e recordou que ainda esta semana esteve reunido com a sua equipa para rever alguns dos números previstos no documento.

O plano de sustentabilidade da transportadora aérea açoriana (que voa dentro do arquipélago com a SATA Air Açores e para fora com a Azores Airlines) prevê um aumento de receitas superior a 30 milhões de euros e Rui Coutinho já adiantou que espera ter em breve um resultado operacional líquido (EBIT) positivo.

"Nós pretendemos ter um EBIT positivo. Agora, a carga financeira que nós temos pode condicionar um bocado os resultados", admitiu Rui Coutinho, recordando que desde 2013 a companhia vem registando perdas e resultados negativos, que já ascendem a 400 milhões de euros.

O administrador da SATA lembrou também estarem em marcha vários projetos importantes para o futuro da transportadora regional, como o plano de sustentabilidade, o plano de reestruturação e a alienação da maioria do capital social da Azores Airlines, processos que terão um impacto financeiro relevante no futuro da companhia.

"Nós temos de fazer um esforço maior. Temos de chegar ao ano zero, em que a empresa deixe de ter resultados negativos, para podermos começar a libertar 'cash flow' para libertar esta dívida e para começarmos a ter uma empresa mais saudável", insistiu.

Carlos Silva, deputado do PS, entende que o plano de sustentabilidade da SATA agora apresentado aos deputados não passa de um plano de "boas intenções" que, além de ser "vago", aparenta ser "pouco rigoroso", com previsões difíceis de alcançar, no entendimento dos socialistas.

Já Joaquim Machado, deputado do PSD, lembrou que quando os socialistas estavam no poder não fizeram melhor, ao não conseguirem estancar, desde 2013, um "brutal aumento de dívida" na SATA que fez da companhia "uma empresa tecnicamente falida".

O plano de sustentabilidade da SATA prevê mais de 40 medidas de gestão que visam reduzir o volume de despesas da companhia e incluem o encerramento de lojas fixas, a renovação da frota, a redução do número de tripulantes por aparelho, o reforço do 'contact center' e o aumento dos lugares disponíveis por voo, entre outros objetivos.

O Grupo SATA manteve nos primeiros nove meses de 2024 a tendência de crescimento já registada em 2023, mas o resultado líquido acumulado era, ao fim desse período, negativo em 43,6 milhões de euros.

"Nas receitas, manteve-se a tendência de crescimento já registada no ano passado, tendo-se ultrapassado os 350 milhões de euros, o que representa um aumento de cerca de 17% quando comparado com igual período de 2023", referiu a empresa em dezembro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio