Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ibersol sobe valor da OPA à TelePizza para 639 milhões (act)

A Ibersol reviu em alta o valor da oferta pública de aquisição lançada sobre a Telepizza para 639 milhões de euros. A empresa portuguesa ofereceu 2,41 euros por cada acção da companhia espanhola de «fast food», um cêntimo acima do valor oferecido pela Zen

05 de Maio de 2006 às 18:02
  • ...

A Ibersol reviu em alta o valor da oferta pública de aquisição lançada sobre a Telepizza para 639 milhões de euros. A empresa portuguesa ofereceu 2,41 euros por cada acção da companhia espanhola de «fast food», um cêntimo acima do valor oferecido pela Zena e 16 cêntimos a mais do que a proposta inicial.

Depois da OPA que a Ibersol, através da filial Vidisco, ter sido chumbada pela Comision Nacional del Mercado de Valores (CNMV) no final de Abril, a empresa reviu hoje em alta a oferta, propondo pagar 2,41 euros por cada acção. A empresa condiciona o sucesso da operação à aquisição de 49% do capital social da Telepizza, de acordo com um comunicado enviado à CNMV.

«Em 26 de Abril, a Vidisco foi notificada pela CNMV de que a sua oferta não poderia ser admitida, em virtude de o preço previsto ser inferior ao de uma oferta concorrente anterior [Zena] ao preço de 2,40 euros por acção, apesar de estar ainda não se encontrar autorizada, e independentemente de tal autorização vir ou não efectivamente a sobrevir», segundo o comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na lei espanhola, basta que a proposta de compra das empresas seja um cêntimo superior à oferta feita anteriormente, o que a Ibersol fez. Em Portugal, o valor teria de ser 5% acima do valor da primeira OPA.

«A efectividade da oferta pública condiciona-se à aquisição de 129.867.602 acções da Telepizza, representativas de 49% do seu capital social», bem como da aprovação pelos accionistas da Telepizza das «alterações dos seus estatutos que eliminem as restrições relativas ao quórum e maiorias para tomar deliberações referentes às designações de administradores e do presidente», explica a Ibersol no comunicado da CNMV.

A Telepizza, na próxima assembleia geral de accionistas, vai propor a deliberação das desblindagem de estatutos, devido ás três OPA lançadas sobre a empresa.

A família Balvé, que controla a gestão da empresa, foi a primeira a lançar uma OPA sobre a Telepizza, em conjunto com a Permira, oferecendo 2,15 euros por acção.

O Banco Espírito Santo (BES) é o banco que vai assegurar o investimento que a Ibersol vai ter de realizar nesta operação, caso a sua OPA tenha sucesso.

Podem surgir novas ofertas concorrentes sobre a Telepizza até ao próximo dia 12 de Maio.

As acções da Ibersol [ibrs] caíram 1,33% para 8,19 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio