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BES quer aumentar penetração dos canais directos para 60%
O BES vai reforçar a sua aposta nos canais directos bancários (internet, móvel e tablets), tendo com o objectivo de atingir uma penetração de 60% até 2015, contra um nível actual de 41%, relevou Joaquim Goes, administrador do banco responsável pela rede de retalho. A média da banca portuguesa está em cerca de 30%, segundo dados disponibilizados pela instituição.
"As pessoas reconhecem cada vez mais a importância dos canais directos e os balcões têm tido uma redução da frequência de visitas por parte dos clientes. "Há uma maior preferência e concepção do balcão como prestador de serviços de valor acrescentado, que justificam aconselhamento, mas não para transacções nem para 'servicing' mais básico", justificou o gestor num encontro com jornalistas, em Madrid.
Neste sentido, o BES pretende continuar a fazer uma análise dinâmica da sua rede de agências. "Não achamos que haja necessidade de encerramentos significativos de balcões", garantiu Joaquim Goes. Desde 2009, o banco eliminou 77 balcões, tendo encerrado 123 agências e aberto 26.
"O balcão vai passar a ser um centro de excelência e de conhecimento bancário, de aconselhamento verdadeiro do cliente", antecipou o gestor, o que, na sua opinião, implicará a necessidade de mais formação aos colaboradores da rede de balcões e colocar o foco destes trabalhadores "na experiência de serviço". "Se os clientes vão cada vez menos ao balcão, quando vão têm que ser muito bem recebidos".
*Jornalista em Madrid, a convite do BES